A Agro Maripá abriu as portas, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, MG, para a 33ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador. A empresa esteve presente no evento que aconteceu 23 de julho a 2 de agosto, para mostrar nas baias e no seu estande sua tropa de marchadores com grande desempenho reprodutivo, seleção genética e aprimoramento racial.
Fundado em 1979, o Haras Maripá tem como objetivo produzir, geneticamente, cavalos Margalarga Marchador com boa conformação, índole, docilidade, atitude de esporte, marcha e andamento confortável.
Além das feiras que participa, a Agro Maripá tem um grande prazer em desafiar a genética da raça em constantes e longas cavalgadas e, por esse motivo, busca explorar diversos cenários e destinos nunca antes percorridos por Mangalarga Marchadores, como Santiago de Compostela, na Espanha, no Tirol-Alemanha-Austria e Itália, e Vale do Loire, na França, e em junho deste ano, a rota traçada incluiu também a região da Floresta Negra, em Baden Baden, na Alemanha.
Em 2010, Marcelo Batista de Oliveira aceitou o convite da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) para integrar o projeto Vitrine do Marchador. Desde então, a Agro Maripá, sendo representada pelos garanhões Urano, Patek e, agora, Fandango de Maripá, participam do projeto que tem como objetivo divulgar a raça fora na Europa. Em 2013, Urano e Patek foram destaques na Equitana, maior feira equestre do planeta, e abriram todos os shows realizados nas noites de Gala de várias exposições.
A Agro Maripá se destaca também como pioneira na exportação de sêmen para o mercado norte americano, o que resultou no nascimento de dois animais Gaia e Hawke de Summerwind.
Publicado na P.08 da Ed.030 do Jornal Folha de Juara, em Agosto de 2014
Redação com Agro Maripá