Prefeito de Cotriguaçu convoca aprovados em concurso público
- Elizandra Trindade
- 25 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

No Brasil, diferentes pessoas procuram diariamente atingir “melhor” nível na sociedade, garantindo melhores salários e consequentemente uma condição de vida apropriada. É fato que em nosso país ainda exista muito desemprego e a situação da educação pública infelizmente tem decaído nas décadas recentes, sendo divulgado não somente por meios de comunicação nacional, mas também pelas pesquisas desenvolvidas em países internacionais que comprovam nossa péssima colocação no ranking de evolução da obtenção de conhecimentos básicos, perdendo inclusive para países vizinhos como a Argentina e o Chile. Os motivos que estão provocando este resultado são inúmeros, e a culpa é realmente coletiva, pois todos somos responsáveis pelos acontecimentos em nossa sociedade, seja de forma indireta ou diretamente.
Vários autores brasileiros afirmam que o primeiro motivo está relacionado às desigualdades sociais, devido a isso muitas crianças precisam desde cedo abandonar salas de aula para começar a contribuir com a renda familiar, mesmo que o Estatuto da Criança e Adolescente defenda os direitos das crianças, alegando ser proibido trabalhar muitas fazem trabalhos de adultos para conseguirem sobreviver, pois os representantes políticos que escolhemos por vezes são despreocupados com o progresso coletivo, preferindo arranjar belos discursos desprovidos de ações. Por outro lado, existem jovens e crianças dentro das salas de aula que apesar de terem oportunidade de mudar, empenhando-se diariamente para alcançar novos conhecimentos, nem o fazem, pois a vontade de aprender não reina em seus corações, e por vezes culpam os professores pelas péssimas notas escolares sem saber na realidade que a responsabilidade pelo crescimento é de cada um. É imprescindível crianças e jovens lerem na escola, aprendendo a valorizar os recursos públicos e a respeitar seus professores, pois possuem oportunidades que muitos jamais poderão possuir em decorrência das falhas no sistema social.
Outra questão fundamental é a valorização dos profissionais da educação que não é coerente com a função relevante que desempenham para formação de cidadãos capazes de compreender a vida social e a pensar criticamente sobre assuntos políticos. O ofício de maior importância é deixado de lado, e ao invés de políticos destinarem maiores recursos públicos para melhorar as condições das escolas e a vida de professores que labutam para fazer sua parte no sistema público, fazem ao contrário, aprovando leis e projetos danosos, diminuindo o valor da educação e aumentando taxas de tributos, uma prova é a aprovação no ano passado da PEC 55 a nível federal, que vai paralisar durante vinte anos investimentos na área da educação pública e saúde. E também, é claro existem aqueles professores que não fazem o mínimo pelos seus alunos, e acredito que nem o que recebem valem pelo trabalho executado. Então, são várias circunstâncias que se interligam e contribuem para os acontecimentos caóticos de nosso país, onde cada um está piorando ou melhorando a vida da população brasileira.
Enfim, cada indivíduo necessita se conscientizar do seu papel na sociedade e procurar fazer o melhor pela coletividade, mesmo que por vezes vários não façam, pois se formos todos pela mesma direção e praticarmos as mesmas ações, principalmente as realizadas por nossos representantes políticos, acabaremos sendo também péssimos cidadãos e a mudança estará extinta para sempre.
O prefeito do município de Cotriguaçu, Jonas Klasner, procurando oferecer oportunidades de trabalho na rede municipal e cumprir sua função social tem divulgado edital de convocação dos aprovados em concursos públicos e processos seletivos para tomarem posse do cargo, por isso, munícipes fiquem atentos para não perderem a vaga conquistada. Maiores informações sobre documentação necessária para efetivação estão disponíveis no site da prefeitura na aba Portal da Transparência.
Por: Elizandra Trindade