Secretário de Administração do Município de Colniza lidera secretarias rumo ao desenvolvimento
- Elizandra Trindade
- 25 de fev. de 2017
- 6 min de leitura

O município de Colniza cuja extensão territorial é de 27.946,104 km² “abriga”, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 34.885 habitantes. Semelhante aos outros municípios longínquos da região do Vale do Arinos e Vale do Juruena apresenta no cerne todo o potencial para continuar crescendo, resultado de um esforço conjunto, da luta diária de um povo que acredita no local onde vive e nas oportunidades de transformação. Mas, é preciso, para atingir mudanças nos diversos segmentos sociais, que todos os representantes políticos pensem no avanço da cidade, buscando modos de melhorar a vida da população. O secretário de administração, Vanderlei dos Santos Borin iniciou seu trabalho ao lado do prefeito para buscar o progresso municipal, e certamente será uma tarefa árdua e cansativa porque administrar uma cidade é estar disposto a enfrentar inúmeras tarefas, aprender o que não conhece, pensar horas em como cumprir com o juramento de batalhar pelo avanço e o bem de um povo que carece de auxilio público em diferentes setores da vida.
O secretário de administração, Vanderlei dos Santos Borin, comentou sobre as dificuldades do município a serem superadas e a questão da BR-174 que está anos sem receber o asfalto, apesar do Governo Federal ter destinado recursos para a pavimentação. Na função administrativa, o secretário está procurando conhecer as demandas das secretárias, fazendo levantamento da situação na cidade para solucionar questões emergenciais.
“O nosso município é imenso, um dos maiores no Estado, a distância entre uma divisa e outra, gira em torno aproximado de 500 km. Um dos principais empecilhos constatados é em manter essas estradas trafegáveis, é complicado porque estamos em tempo chuvoso, e as estradas nem suportam esse volume de água que assola nossa cidade, mas, dentro do possível estamos conseguindo atender a demanda apesar também de nosso maquinário nem ser o suficiente para nossa necessidade, estamos atendendo todas as comunidades, até as mais distantes do município”.
Com o retorno das aulas no mês de março, as administrações municipais estão cuidando dos transportes escolares, fazendo manutenções necessárias e contratando profissionais para atuar no espaço escolar, em Colniza a educação está recebendo investimentos para atender toda comunidade.
“No dia 26 está sendo aplicado um teste seletivo, será realizado contratação, na secretária de educação, saúde, obras, assistência social e também dentro da secretária de administração. A situação dos ônibus realmente é complicada,nossa frota não atende hoje a demanda do município, mas as contratações serão realizadas e com certeza a partir do dia 13 de março iniciamos as aulas”.
As parcerias com deputados estaduais, federais, e senadores são fundamentais para conquistar novas verbas públicas para o avanço de uma cidade. Em Colniza o administrador público está tendo conquistas por meio de diálogo com representantes populares a níveis de estado e federação, buscando oferecer serviços públicos de mudança aos munícipes, especialmente na parte do asfalto que a cidade ainda carece. O secretário de administração, falou sobre as ações iniciais do prefeito para aumentar o asfalto dentro do município.
“Fomos recentemente a Cuiabá, cumprir uma reunião que agendamos com o governador, onde devido a pedido relevante do prefeito, e pela insistência fomos contemplados com 5km de asfalto, do qual nós vamos fazer grande parte, hoje está faltando da nossa 2.000 e também nossa Rua Mato Grosso. Ainda temos outros projetos que vamos executar, estamos obtendo duas ou três patrulhas para a área rural, nós temos também, adquirimos recém duas ambulâncias, uma para prestar serviço na cidade e outra para atender nosso distrito sofrido, Guariba, então analisamos que aos poucos tudo está sendo resolvido, conhecemos as dificuldades e como gestores públicos jamais nos debruçamos na mesa sem fazer nada, vamos na luta, em busca do progresso, e o prefeito está constantemente viajando a Capital para trazer recursos ao município”.
Com uma população imensa, se torna primordial investimento público correspondente para abranger a totalidade, o secretário com satisfação esclareceu as melhorias no atendimento público no setor da saúde, agora, se mesmo com prevenção e cuidados diários um cidadão precisar recorrer a atendimento médico especifico ou carecer de remédios, o município consegue ofertar o necessário.
“A saúde é um setor bastante complicado, no último ano o investimento que é exigido pelo Ministério da Saúde em 15% foi extrapolado em 3x, fizemos levantamento, e verificamos aplicação de 43% da nossa receita na saúde pública, então veja bem que não é fácil, analisando a quantia precisa para a área. Entretanto, pronuncio com orgulho, atualmente temos médicos, remédios, quando precisa de uma necessidade de atendimento urgente, têm o avião, colocamos o paciente no avião e levamos em Juína ou que seja em Cuiabá, nossas ambulâncias funcionam, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) presta atendimento interno, existe vários postinhos dentro do município, inclusive no distrito de Guariba e no Três Fronteiras, então, o atendimento na saúde dentro das nossas possibilidades e condições, devido nossa receita as vezes nem ser suficiente, é uma prioridade, uma necessidade, e devemos oferecer a todos os munícipes”.
A arrecadação dentro de uma cidade possibilita maior aplicação na educação, saúde, infraestrutura, esporte e assistência social, por isso os cidadãos participam ativamente na construção da cidade e são também responsáveis pela condição estrutural. Visando ajudar os munícipes a pagarem dívidas antigas de Alvará, Licenciamento, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a propriedade de Veículo Automotores) e ITIB (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) o secretário garantiu que serão realizadas campanhas para reestruturar situação econômica.
“Nossa avaliação é que há um déficit grande com relação ao IPTU, atualmente nem vou citar cifras, mas, são valores vultosos que infelizmente existe pessoas há dez anos sem pagar imposto, então logicamente dentro da legalidade vamos iniciar uma campanha, focar realmente nesses que estão com período de maior atraso, pretendemos oferecer benefício para aqueles que querem quitar. O prefeito não pode fazer uma renúncia de receita, mas ele pode ajudar por meio de projeto de lei junto com os vereadores, no caso de juros, multas, então será começado nos próximos dias uma grande campanha para arrecadar recursos, pois precisamos investir no município, que é carente. Em verdade hoje quando falamos em máquinas, muitas das secretárias não tem um carro para se locomover, dentre outras necessidades que enfrentamos e muitas vezes a comunidade acaba também perdendo. Por isso vamos priorizar fazer uma campanha voltada em trazer recursos para o povo de Colniza”.
O asfalto da BR-174 é uma necessidade antiga que infelizmente está sendo procrastinada pelas lideranças a nível de estado, e isso prejudica a evolução de toda região do Vale do Juruena, e o avanço de empresas com interesse em se instalar nas cidades para prestar serviço, oferecendo emprego e como consequência contribuindo com a economia local. Recentemente houve uma força tarefa entre prefeitos e vereadores da região do Vale do Juruena até a Capital, cobrando do governador e vice-governador o asfalto no precário trecho abandonado, pois segundo informações os recursos há tempos foram liberados pelo Governo Federal. O secretário de administração esclareceu a importância desse asfalto para a cidade de Colniza.
“É uma ansiedade do povo, quando começa essa chuva inicia um desespero, ficamos sem estrada, e aconteceu anos anteriores de ficarmos ilhados, sem conseguir sair de dentro do município, então nosso prefeito esteve indo até Cuiabá, juntamente com a caravana de sete vereadores para cobrar do governador e vice-governador a pavimentação da BR-174, é uma vergonha, tanto sofrimento. O asfalto estacionou em Castanheira, se diz que existe uma verba a disposição, mas existe um entrave com questão de uma liberação indígena, pois se comenta que tem estrada passando por área indígena e não liberam, lamentamos muito, entendo a situação e nem tenho nada contra os indígenas, mas estamos ilhados, sem condição de sair daqui, a acessibilidade do município hoje é impossível, por isso estamos nos agarrando com unhas e dentes para resolver esse impasse. Na metade do ano iniciamos novamente as obras, serão três pontos , vai sair de Castanheira, ela vai sair de Juruena rumo a Castanheira e rumo a Aripuanã, e ela vai sair daqui de Colniza rumo a Aripuanã e rumo ao Guariba”.
Por fim, o secretário afirmou que vai se dedicar a trabalhar pelo progresso de Colniza, com garra, determinação e persistência, ajudando a população no desenvolvimento. Vai liderar as secretárias e estar ao lado do prefeito municipal para derrubar os entraves que assolam todos os munícipes, e certamente ao final do mandato muitas conquistas serão marcas registradas desta gestão.
“Como secretário de administração devo liderar todo o grupo, temos um número de nove secretárias, todas elas voltadas para que as coisas aconteçam no município, e para avançar precisamos melhorar nossa acessibilidade no município. Todas as secretárias estão engajadas e buscando juntamente com o poder público legislativo o quanto antes, que se inicie asfalto na BR-174”.
Por: Elizandra Trindade