Luciane Bezerra participa de aula inaugural do curso de Agronomia da UNEMAT
A prefeita de Juara, Luciane Bezerra, participou na noite desta segunda-feira (22.05) da aula inaugural do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara. Cinquenta alunos participarão dessa primeira turma do curso.
“Esses alunos estão tendo uma oportunidade de ouro, poder estudar perto de casa, sem deixar a família é muito bom, tanto para o aluno quanto para a família”, destacou a prefeita Luciane. Em sua fala, a prefeita também destacou que começou a fazer um curso superior, mas devido a política, teve de abandonar e agradeceu ao deputado Oscar Bezerra, pelo esforço para trazer o curso para Juara.
O deputado estadual, Oscar Bezerra explicou que destinou uma emenda no valor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), e que o governador Pedro Taques se comprometeu em colocar a mesma quantia da parte do governo, mas até o momento esse valor não foi repassado. “Fizemos um compromisso e agora vou cobrar para que o mesmo seja feito, esse valor é indispensável para a manutenção do curso”, frisou Oscar.
Ainda de acordo com o parlamentar, a região é a mais promissora no setor agrícola, o campo para agrônomo é muito vasto na região, já que são mais de 400 mil hectares de terra que vão se produzir grãos nos próximos anos. Segundo ele a infraestrutura não será problema, já serão construídos um laboratório, refeitório, biblioteca, para montar uma faculdade em condições de atender as demandas da comunidade acadêmica e que o curso de Direito deverá ser implantado no início de 2018.
Além dos alunos e professores, participaram da solenidade a prefeita de Juara, Luciane Bezerra, o deputado estadual, Oscar Bezerra, o vice prefeito, Carlos Sirena, a vereadora de Juara, Marta Dalpiaz, o diretor do Campus de Juara, professor Gildete Evangelista, e o coordenador do curso de Agronomia.
O que faz um Engenheiro Agrônomo?
O Engenheiro Agrônomo atua em todas as etapas do agronegócio – do preparo do solo ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o manejo pragas, doenças e plantas daninhas, a colheita, o armazenamento e a comercialização da produção. Cuida da alimentação, do manejo reprodutivo, da saúde preventiva de animais.
Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.
O que estuda?
Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, como Citologia, Genética, Bioquímica, Matemática, Cálculo e Estatística.
Nos três anos seguintes, os alunos cursam as disciplinas profissionalizantes, nas áreas de Ciência do Solo, Engenharia Agrícola, Fitotecnia, Zootecnia, Economia e Extensão Rural. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e visitas técnicas. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.
Área de atuação / Mercado de trabalho
O Engenheiro Agrônomo possui um amplo leque de oportunidades de trabalho, podendo atuar como consultor, representante comercial, pesquisador, gerente, professor, extensionista, laboratorista, fiscal, entre muitas outros.
De acordo com o artigo 5º da Resolução nº 1.010, de 2005 – Confea, são atribuições do Engenheiro Agrônomo:
Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;
Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação;
Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
Assistência, assessoria, consultoria;
Direção de obra ou serviço técnico;
Vistoria, perícia, avaliação, laudo, parecer técnico, auditoria;
Desempenho de cargo ou função técnica;
Treinamento, ensino, pesquisa, experimentação, divulgação, extensão;
Elaboração de orçamento;
Padronização, mensuração, controle de qualidade;
Execução de obra ou serviço técnico;
Fiscalização de obra ou serviço técnico;
Produção técnica e especializada;
Condução de serviço técnico;
Condução de equipe de instalação, operação, reparo ou manutenção;
Execução de instalação, operação, reparo ou manutenção;
Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e
Execução de desenho técnico.
Assessoria de Imprensa