SENAR, Sindicato Rural e a Administração Municipal discutem o Plano Anual de Trabalho para 2018
Na quarta-feira, 14 de Junho o staff que compõem a equipe de governo da Administração Municipal de Juara se reuniu com Alfredo(Supervisor do Senar para a Região do Vale do Arinos), Sirlei (Coordenadora do Sindicato Rural de Juara), Maria (Sindicatos dos Trabalhadores Rurais) e as secretarias de Saúde, Assistência Social e Diversidade Cultural, Agronegócio e Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo para programar as palestras, cursos de profissionalização, capacitação e programas especiais que serão realizados em Juara em parceria entre as instituições para o ano de 2018.
Kaio Vilela (Secretário de Saúde) solicitou a volta de programas especiais como Mutirão Rural, que em 2018 precisa atender o maior número de comunidades rurais possíveis e a viabilidade da Equoterapia para atender pessoas com necessidades especiais.
Andrea Bezerra (Secretária de Assistência Social e Diversidade Cultural) em seu planejamento ressaltou o importante papel de cursos na área de artesanato, alimentos e nutrição e palestras que discutam a valorização papel da mulher no campo como empreendedora.
Evidenciou a volta do Mutirão Rural, palestras que informem sobre a aposentadoria rural e programas de inclusão digital.
Mauro Dirami (Secretário de Agronegócio e Meio Ambiente) que vem desenvolvendo projetos nas diversas cadeias produtivas solicitou cursos de capacitação profissional na área de agricultura, fruticultura, maquinários (operador, Mecânica e manutenção) e associativismo e cooperativismo, itens essenciais para o fortalecimento do agronegócio com ênfase na agricultura familiar.
Luciano Olivetto (Secretário de Indústria, Comércio e Turismo) solicitou ênfase nos programas especiais (Filhos no Campo, Projetistas, Mutirão Rural) e ampliação da oferta de atividades no Banco da Terra, Escondido, P.A. Vale do Arinos, Gleba Japuranã, Águas Claras, Comunidade Bom Sucesso, comunidades que tem conseguido compor turmas com a quantidade exigida pelo Senar e que em cursos experimentais (inseridos em 2017) em áreas específicas de capacitação terão a demanda ampliada para 2018 atendendo significativamente a população, proposta essa da Prefeita Luciane Bezerra que semanalmente nos propõe ações capazes de atingir todos os distritos e comunidades do município.
Os secretários e o supervisor Senar elogiaram o Trabalho do Mobilizador Charles e da Coordenadora Sirlei que não medem esforços para que as atividades aconteçam da melhor maneira possível e que atendam as demandas do município.
Renata Anselmo (SECITUR) ressalta a importância da participação das secretarias e das decisões que são tomadas sempre em conjunto e com comunicação entre as Secretarias Municipais, Sindicatos, Senar e Prefeita, que tem contribuindo para o bom resultado de participação da comunidade nas capacitações.
Arlete (coordenadora da Divisão de Meio Ambiente) ressalta que o conjunto de capacitações ofertadas contribui para a redução dos impactos negativos ao Meio Ambiente.
Para Maria (Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais) as capacitações oferecidas contribuem para aumentos dos ganhos e melhor desempenhos dos trabalhadores no campo.
Da Assessoria com Redação