"O Chuchu [Sechium edule, Sw.] é uma verdura-fruto [...] pertencente à família cucurbitáceas se incluem a melancia, o melão, o pepino, a abóbora, a buchinha e o melão-de-são-caetano. O chuchu também é popularmente conhecido por caxixe, machucho, chocho e machuchu" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.296).
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
O chuchu, sendo utilizado em salada, juntamente com cebola, tomate, alface, entre outras verduras favorece a diurese.
"A hipertensão arterial encontra no chuchu excelente tratamento dietético e fitoterápico. Toma-se o chá dos brotos do chuchuzeiro como água, e fazem-se refeições que contenham chuchu e pepino em boa quantidade, com pouco ou nenhum sal" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.294)
Por ser rico em potássio, é pouco recomendável à indivíduos urêmicos.
UTILIDADES MEDICINAIS
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
Indicação tratamento de: Dispepsia, Gastrite, Doenças relacionadas aos Rins, Ulceras gastrouodenal (O chuchu cozido pode ser incluído na dieta, na forma de saladas ou em sopas); Diurese (Usar o pepino em saladas, juntamente com pepino e abóbora); Obesidade (Incluir o chuchu abundantemente na alimentação. Iniciar as refeições com saladas cruas.
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica sobre medicina natural (BALBACH, BOARIM, 1993, p.296-299). Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIAS:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As hortaliças na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993