A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira (9), em primeira votação, projeto de lei do deputado Adalto de Freitas (SD) que inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso o Festival de Pesca Esportiva Embarcada do município de Juruena, distante 677 km de Cuiabá, na modalidade pesque e solte. O evento acontecerá na primeira semana do mês de julho de cada ano, no Balneário da Prainha do Rio Juruena.
Conforme o deputado, o evento faz parte da estratégia de desenvolvimento do turismo municipal e estadual, com a finalidade de agregar valor à cadeia do turismo e ao crescimento econômico de Juruena, além de proporcionar momentos de entretenimento e lazer à comunidade local e aos turistas participantes.
“Além de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento do turismo ecológico e sustentável de Juruena, da região noroeste e do estado de Mato Grosso, a ideia é promover ações de educação ambiental, conscientizar e sensibilizar a população da importância e necessidade de cuidar dos recursos naturais, de proteger o meio ambiente e principalmente o Rio Juruena, seu entorno, sua flora e fauna”, lembrou Adalto de Freitas.
A prefeita do município, Sandra Crozetta, parabenizou o deputado pelo projeto ao afirmar que a instituição no calendário oficial vem ao encontro dos anseios da população. “O evento é importante para o município, visa fomentar o turismo, trazendo atividades para o setor, somados a lazer e renda", disse Crozetta.
O festival atrai grande população local e turistas de todo o estado. Participam pessoas ligadas às competições de pescas, turistas e a população de Juruena, da região noroeste e demais regiões do estado, e é aberto a todos - ribeirinhos, indígenas, pescadores amadores e turistas.
Assessoria