Deputado pede criação de creche dentro de lar para idosos
A relação entre gerações, conforme Mauro Savi, pode ensinar muito sobre envelhecimento às crianças e evitar que os idosos fiquem tristes por causa do isolamento no fim da vida.
Troca de experiências, lições sobre a vida e ainda, evitar que idosos fiquem isolados no fim da vida. Esses são alguns dos resultados que podem trazer a implantação do projeto piloto intergeracional (relações entre gerações mais jovens com mais antigas), proposta apresentada pelo deputado estadual Mauro Savi (PSB) ao governo do estado, através de uma indicação.
Em São Paulo, já existe um modelo de projeto intergeracional e vem ensinando muitas crianças sobre o envelhecimento e evitando a solidão de idosos que moram em abrigos. “Esse é um conceito usado em várias regiões e parte do mundo. Estão colocando a creche dentro do asilo e vidas estão sendo mudadas. A proposta pode acabar com a solidão e a depressão. O valor do contato de ambos é irrefutável para o resgate de valores para a noção de tempo, a transformação ao longo dos anos, trazendo vários benefícios aos idosos e as crianças. Eles desenvolvem atividades físicas e se divertem enquanto brincam com os pequenos. O resultado, melhora a autoestima dos velhinhos”, avalia o parlamentar.
Entre os benefícios para as crianças, está o aprendizado sobre o processo natural do envelhecimento humano. “O contato com pessoas de diferentes gerações em um espaço familiar, ao mesmo tempo em que aprendem a aceitar e entender melhor a relação com pessoas com eficiências ou mobilidade reduzida por conta da idade. As crianças aprendem desde cedo a respeitar os mais velhos e a conviver com as diferenças”, explicou.
Nos EUA, a pré-escola Intergenerational Learning Center une velhinhos e crianças de até 5 anos durante a semana. Eles participam de atividades como dançar, pintar, ouvir música, comer e contar histórias. O projeto deu origem ao documentário Present Perfect (Presente Perfeito) que emocionou milhares de pessoas no mundo ao mostrar como esta relação pode ser boa. Para ver o trailer do documentário, acesse https://www.youtube.com/watch?v=6K3H2VqQKcc
Por: Fernanda Leite