Conheça as ações do Grupo Pense Leve promovido pelo NASF em Porto dos Gaúchs

Os elevados índices de obesidade que acomete a população mundial atualmente, explicam os esforços empregados pelas organizações de saúde no combate a esta condição física.
Definida como alterações metabólicas caracterizadas pelo acumulo de gordura corporal, a obesidade favorece a incidência de hipertensão, dislipidemias, diabetes, compulsão alimentar, dentre outras, em virtude dos agravos advindos da má alimentação, sedentarismos e sofrimento psíquico.
Outro aspecto que envolve a necessidade de um escopo de ações definidas e claras refere-se aos múltiplos fatores que podem desencadear a obesidade; isto é, questões biológicas, psicológicas, sociais, culturais e históricas que influenciam diretamente em seu desenvolvimento.
Não muito diferente de outras realidades, o Município de Porto dos Gaúchos/MT vivencia ao aumento considerável dos casos de obesidade observados nas consultas médicas, nutricionais e psicológicas.
Neste contexto, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF observou a necessidade da retomada do Grupo Pense Leve Adulto, agora com o acréscimo da abrangência aos adolescentes, Pense Leve Adolescente.
Objetivamos promover a reeducação alimentar dos participantes; estimular a perda ponderal, redução da incidência e controle de comorbidades, identificar os sofrimentos psíquicos envolvidos, facilitar a inserção social; estabelecer discussões e orientações sobre a qualidade de vida, no que se refere aos aspectos físicos, mentais e sociais, a partir das informações e vivências dos participantes.
Dessa forma, o grupo constitui-se a partir das perspectivas de autoajuda, auto percepção e terapêutico, com espaço para troca de ideias, conhecimentos e experiências, sob acompanhamento e mediação da equipe multidisciplinar do NASF. Buscamos através deste grupo, levar aos atendidos novos conhecimentos e quebra de paradigmas acerca da adoção de práticas saudáveis.
Por isso, nele haverá elaboração de Plano Terapêutico Singular - PTS e aplicação da Anamnese para compreensão do contexto inter e intrafamiliar dos usuários, para os casos que requerem acompanhamento também individual; Visita Domiciliar (VD), com intuito de compreender o entorno familiar, hábitos, cultura, conflitos e etc., quando observado a necessidade; emprego de atividades corporais saudáveis que contribuam para mudanças cotidianas nos hábitos de vida dos usuários; desenvolvimento de oficinas culinárias; manutenção da subjetividade e atenção ao sofrimento psíquico, bem como aos fatores que influenciam e impactam na autoestima, auto percepção, como consequência da obesidade; e, avaliação médica com objetivo de intervir nas situações de comorbidades, pressão arterial, glicemia e lípides.
Logo, o grupo se organiza com encontros semanais, com 1h de duração, alternados entre ações com o Educador Físico, Nutricionista, Psicóloga apoiados pela Farmacêutica.
Almejamos através deste ambiente, de ensino-aprendizagem, propiciar aos pacientes: reeducação alimentar, redução de comorbidades, aumento da autoestima, emersão do sujeito desejante, melhora na qualidade de vida dos participantes; bem como o empoderamento das práticas experienciadas visando à autonomia do cuidado.
Assessoria de Comunicação