Saúde em Foco: Figo e suas utilidades medicinais
O figo é laxante, diurético, peitoral, digestivo, bom para o fígado, depurativo do sangue. O figo, cuja composição é de 81% de água, contém vitaminas A, B¹, B² e Vitamina C, Potásio, Cálcio, Fósforo, Sódio e Ferro.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta.
UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
FIGO FRESCO: Consumir o figo fresco. In natura, se possível
Indicado ao tratamento de: Constipação Intestinal, Verminoses (Recomenda-se substituir o desejum por uma refeição diária de figos), Distúrbios da digestão (Refeições exclusivas de figo fresco), Diurese; Edema, Hidropsia( Comer diariamente figo com um pouco de gengibre), Ganhar peso (Incluir figos frescos e secos à alimentação. Podem-se usar no desjejum, com um pouco de mel, castanhas e outros alimentos), Pedra na Vesícula biliar (Substituir, ao longo de semanas, pelo menos uma refeição diária por figos).

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
FIGO COZIDO EM ÁGUA: O cozimento de figos em água (5 ou 6 figos grandes e bem maduros, cortados aos bocados, e outras tantas passas, para um litro de água).
Indicado ao tratamento de: Bronquite (Cozinhar o figo descascado e picado, em água) diária de figos), Escarlatina, Ardor à Micção; Doenças das vias respiratórias (Recomenda-se cozer alguns figos em água e mel e comê-los quentes numa refeição, sem misturar com outros alimentos).

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
FIGO COZIDO EM LEITE: O cozimento de figos em leite, descascado e picado (5 ou 6 figos grandes e bem maduros, cortados aos bocados, e outras tantas passas, para um litro de leite).
Indicado ao tratamento de: Doenças da boca, Estomatite, Expectoração, Doenças da Gengiva, Tosse (Cozinhar o figo descascado e picado, em leite e um pouco de mel. Compor uma refeição com este preparo. Usar quente)
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.172-178) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993