Saúde em Foco: Fruta-pão e suas utilidades medicinais
A fruta-pão (Artocarpus incisa) é um fruto grande, de massa espessa, tenaz, algo seca, doce e muito apreciada.
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
A fruta, assada ou cozida, pode ser usada como pão. Tem bom sabor. É alimento nutritivo por excelência. É razoavelmente rica em vitamina B, especialmente niacina. Pode-se também misturar essa fruta com farinha de trigo, no preparo de pão caseiro.
Em muitas mesas do sertão nordestino, onde o trigo é caro e escasso, a fruta-pão é de fato usada em lugar do pão, na refeição matinal. É um recurso providencial do nordeste, pois, como fruto nativo, é abundante e barato.
Em alguns lugares costuma-se torrar fatias ou rodelas da fruta-pão sobre pedras quentes. ao paladar assemelha-se à batata-doce. Torna-se mais deliciosa quando usada com mel ou melado.
UTILIDADES MEDICINAIS
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO: Existem diversas receitas que envolvem a fruta pão, desde, pão, bolinho e até tortas. No entanto, este fruto, desde que maduro, pode ser consumido in natura. Já os verdolengos devem ser fritos, cozidos ou assados (em brasas, com a casca) para estarem adequados ao consumo.
Indicado ao tratamento de: Constipação intestinal, Prisão de ventre
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
SEMENTES/ AMÊNDOAS DA FRUTA-PÃO: Moídas, tostadas ou cozidas
Indicado ao tratamento de: Corrimentos (do sistema genituário), Leucorréia(Além do tratamento médico, recomenda-se popularmente, a seguinte receita: pulverizar [moer] as sementes da fruta-pão, misturar com um pouco de azeite virgem e tomar uma colher de sopa em jejum); Fortalecer o estômago e os rins (Comer as sementes da fruta-pão tostadas ou cozidas)
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
CHÁ DE FOLHAS DE FRUTA-PÃO: Uso externo.
Indicado ao tratamento de: Reumatismo, Dores reumáticas.
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.193-196) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993