A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Juara (UCT), que visa sempre manter o estoque de sangue no hemocentro, idealiza no dia 14 de novembro, em Novo Horizonte do Norte, uma campanha para atrair novos doadores.
Os procedimentos, a serem realizados no PSF João Calegari, terão início às 08h.
O sangue doado à unidade é para suprir as urgências e emergências do Vale do Arinos, tanto em hospitais públicos, quanto particulares, pois são utilizadas mensalmente entre 30 e 40 bolsas de sangue.
Para ser doador, a pessoa deve ter entre 18 e 60 anos de idade e seu peso precisa ser superior a 50 kg. O cidadão não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não pode ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e nem ter sofrido doença de Chagas. O doador não precisa estar em jejum, porém não pode ter ingerido alimentos gordurosos.
O sangue coletado fica armazenado no banco de sangue por até 35 dias e pode servir para até quatros pacientes com vários problemas de saúde.
Em Juara, o atendimento ao público é no hemocentro do hospital municipal, de segunda à sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h.