Seduc firma compromisso de construir escola indígena em território Rikbaktsa em Juara
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) firmou um compromisso de construir uma nova unidade escolar no território Japuíra, localizado no município de Juara. A escola irá beneficiar alunos indígenas de seis aldeias da região.
Nesta terça-feira (14.11), representantes da etnia Rikbaktsa e da Escola Estadual Indígena Pé de Mutum se reuniram na sede da Seduc, em Cuiabá, para conhecer o novo modelo de salas móveis de Mato Grosso e debater sobre as melhorias para a educação da região.
Conforme o diretor da unidade, Edson Utumy, a sede e as salas móveis contam com 191 alunos, divididos em seis aldeias da região, sendo que algumas se encontram a quase 80 quilômetros de distância. Ele afirmou que há nove anos a comunidade espera por uma escola nova.
“Este modelo que nós vimos aqui é muito bom. Acredito que atende a nossa demanda e poderá melhorar a nossa educação, que a cada ano vem crescendo mais”, afirmou.
A secretária da escola, Larissa Alves Casu, contou que a distância e os problemas com logística são os principais empecilhos para as reformas da unidade. A atual sede foi construída com recursos do Programa de Desenvolvimento Escolar e mão de obra dos próprios indígenas, o que dificulta a manutenção.
A Seduc se comprometeu a visitar a aldeia no próximo mês para conhecer melhor a realidade local e estudar soluções logísticas de realizar a construção da nova escola já em 2018.