Exame Preventivo será idealizado no PSF Urbano, em Porto dos Gaúchos no dia 30/11
Mesmo na sociedade contemporânea, tratar da saúde feminina ainda é visto como tabu por muita gente. Mas o debate sobre o assunto é de extrema importância, para garantir que as mulheres mantenham a saúde sempre em dia e estejam preparadas e certas do que fazer diante de quadros onde há risco potencial para o organismo. A informação é sempre o melhor remédio.
Ao falar de saúde feminina, é impossível não falar de preventivo – exame que deveria fazer parte da rotina médica de toda mulher, para que diversas complicações sejam evitadas. Infelizmente, muitas mulheres ainda não tem consciência da importância do preventivo e acabam negligenciando sua regularidade, o que abre margens para graves problemas de saúde que poderiam ser resolvidos caso o acompanhamento fosse rotineiro.
A fim de informar sobre a saúde da mulher, a Agemed preparou um conteúdo a respeito do exame preventivo. Tire suas dúvidas:
O QUE É
Também conhecido como Papanicolau (em homenagem ao patologista grego de mesmo nome, inventor do exame), o preventivo é um exame realizado no próprio consultório ginecológico, onde se é coletada uma amostra do material do colo do útero a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações. A coleta é rápida, indolor e simples, podendo causar leve desconforto nos casos onde a mulher tem dificuldade para relaxar a musculatura.
O material é avaliado em laboratório, e em até 7 dias o resultado é apurado. Para realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem realizar o preventivo sem danos ao bebê.
QUAL A IMPORTÂNCIA
O exame preventivo (ou Papanicolau) atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. Este exame é tido pelos médicos como a principal estratégia para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis.
Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%. Esta é a principal razão pela qual a regularidade do exame preventivo é tão importante: ele é capaz de poupar mulheres de passar por todo o desgaste físico e emocional da luta contra o câncer, proporcionando maiores chances de um tratamento de sucesso.
Além da detecção do câncer de colo de útero ainda na fase pré-clínica (sem sintomas), o exame Papanicolau auxilia no diagnóstico de outras questões, como:
Alterações no colo do útero ocasionadas pelo HPV (lesões internas); Infecções e inflamações vaginais; Doenças sexualmente transmissíveis que não manifestam sintomas externos.
QUEM DEVE FAZER
Todas as mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame preventivo periódico ao menos uma vez ao ano – em especial, as mulheres entre a faixa etária dos 25 aos 64 anos. Caso o resultado do exame assinale qualquer irregularidade, o preventivo deve passar a ser feito de seis em seis meses, para acompanhamento mais rígido do quadro.
Muitas mulheres ainda relutam por adotar o exame preventivo como procedimento de rotina, seja por vergonha ou por medo. É necessário lembrar do benefício imenso que ele significa para a saúde, e que através dele é possível minimizar as chances de problemas drásticos no futuro.
A campanha em Porto dos Gaúchos será no dia 30 de novembro das 07 às 14hs no PSF Urbano, na oportunidade serão realizados também testes rápidos de hepatites, sifilis e HIV, e haverá o sorteio de uma sexta com produtos da Boticário.