No dia 26 de Novembro, milhares de brasileiros se mobilizam na campanha de ‘Combate ao câncer’. Diversas ações são promovidas visando angariar recursos para doação à entidades hospitalares que conferem tratamentos quimioterápicos para eliminar o câncer, nas suas diversas manifestações.
Leilões, vendas de kits , eventos festivos são algumas das ações promovidas por empreendedores, com intuito de promover capital necessário ao custeio de tratamentos de crianças, jovens e adultos acometidas pelo câncer, no estado e no país.
E diante esta massiva mobilização, e tendo em vista que este também é o mês dedicado ao ‘Combate ao câncer’ decidimos trazer aqui alguns conhecimentos pautados em revisões literárias acerca de Medicina Natural.
O QUE É O CÂNCER?
O ‘Câncer’ é o nome dado a um conjunto de cerca de 100 doenças que possuem em comum um crescimento desordenado de células gerando o tumor. Existe o Tumor Maligno e o Benigno. A diferença entre benigno e maligno é definida pela aparência e estrutura das células atacadas pelo tumor.
Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.
Dentre os tipos de tumores gerados pelo câncer, existe os ‘CARCINOMAS’, ‘SARCOMAS’, LEUCEMIAS’ e os Tumores Cerebrais.
‘Carcinomas’, são os tumores que se original nas células epiteliais ou glandulares, são os mais comuns e compreender o câncer de mama, pulmão, bexiga, próstata, de pele, estômago, de ovários, pâncreas, entre outros.
O QUE CAUSA O CÂNCER?
‘‘As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas [...]’As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural.’’ INCA (2017, p.1)
‘’As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas [e internas]. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.’’
‘‘De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos’’
Na página em questão existe uma matéria ‘’Tenha uma alimentação saudável e Previna o Câncer’’
A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença. (inca.gov.br)
Existem teorias ainda que as emoções e acontecimentos na vida de uma pessoas podem gerar o câncer no organismo. Existem comprovações médicas de que o Câncer pode sim ser curado, sem intervenções cirúrgica (Medicina Germânica).
"Já foram publicados trabalhos onde se estabelecem relações entre sentimentos de perda, vergonha, desesperança ao surgimento de linfomas, leucemia e outros tipos de câncer" (CARERO et all, 2001, p.24)
Louise L. Hay, autora do livro Cure seu Corpo, que curou-se de câncer maligno após compreender o processo de cura mental mantendo uma atitude positiva em relação à doença, nos trás um parecer sobre a origem emocional do câncer no seu livro Você Pode Curar Sua Vida: ‘‘O câncer é uma doença causada por um ressentimento profundo abrigado por tanto tempo que ele literalmente começa a comer o corpo’’.
A PREVENÇÃO E CURA DO CÂNCER | MEDICINA NATURAL
Há inúmeros relatos de Curas, das mais diversas doenças e males físicos em decorrência a adoção de uma alimentação mais natural. Em conformidade com a Medicina Natural, dentre as frutas e hortaliças mais indicadas na Cura e no Combate ao Câncer, estão:
Recomenda-se fazer, no dia, ao menos uma refeição exclusiva de acerola, ou ao menos um copo de suco ao dia - sem adição de açúcar. (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.92-96)
‘‘Recomenda-se a ‘Cura do Limão’. Tomar, no primeiro dia, (o sumo) de um limão, no segundo dia, dois limões, e assim sucessivamente até dez limões. Depois ir regredindo’’ (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.247’
‘‘Comer em jejum, mastigando cerca de 15 sementes de mamão. Após as refeições comer cerca de 10 sementes. Além destes são necessários outros cuidados específicos’(BALBACH, BOARIM, 1993a, p.268)
‘‘Além dos cuidados médicos necessários recomenda-se ingerir pêssegos em abundância. Pode-se fazer refeições exclusivas de pêssego’’ (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.326’
Uva
Recomenda-se a ‘Cura da Uva’, que consiste na ingestão diária de três quilos de uva, podendo ser em parte em suco, e outra em bagos. A duração da ‘Cura da Uva’ oscila entre oito, quinze vinte ou trinta dias. A uva presta-se como auxílio no combate e prevenção de cerca de 40 males físicos. (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.350-358)
Incluir liberalmente a cebola crua a alimentação. Recomenda-se incluí-la na salada, junto a hortaliças e legumes. (BALBACH, BOARIM, 1993B, p.269-279);
Da redação, com informações de: http://saude.ig.com.br/cancer/ http://www.inca.gov.br/ http://www.curaeascensao.com.br
CARERO, Ângela et al. CÂNCER E PSICOSSOMÁTICA. 2001. APA. Monografia. EBEHE. FACIS. São Paulo. Acessado em 22 de Novembro de 2017.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993a
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993b