O Nabo (Brassica napus, L)... desta planta, da família das crucíferas, de folhas grandes e rugosas, flores amarelas e frutos sucos em síliquas, o que encontrarmos com facilidade em supermercados e feiras é a sua raíz, podendo ser de um vermelho vinho (similar à beterraba) ou branco (similar a cenoura).
Dentre os sais minerais encontrados no Nabo destacando o Potássio, sódio, cálcio, ferro e o fosforo.
UTILIDADES MEDICINAIS
O Nabo segundo o Dr. Deodato de Morais 'possui propriedades tônicas, antiescorbúticas e peitorais muito conhecidas'. Segundo O Dr. Raul O. Feijão "O Nabo cozido é diurético e remédio tônico para frieiras, ulcerações da pele, etc'.
De acordo com o Prof. Antônio Valeta o Nabo possui propriedades refrescantes e amolientes. O caldo desta crucífera, diz ele, pode regularizar uma inflamação intestinal, aguda ou crônica.
SUCO DE NABO COM (CENOURA E AIPO , OU CENOURA E AGRIÃO...)
Indicado ao tratamento de: Acidose; Depurativo do sangue, Hemorroidas (Tomar suco de nabo em mistura com cenoura, espinafre e agrião. Pode-se tomar uma xícara em jejum).
SOPA / CALDO DE NABO
Indicado ao tratamento de: Anúria (Comer não cozido em forma de sopa. Não usar pão ou biscoito e acrescentar pouco sal, para que se potencialize o efeito diurético); Cálculos da bexiga, Calculos dos rins (Toma-se o caldo de nabo, duas a três xícaras por dia: Ferver nabo picado em água até que se reduza a metade); Turbeculose (Incluir o nabo na alimentação. Pode-se usar sopa de nabo, ou o nabo em saladas mistas).
XAROPE DE NABO
Preparo: Corta-se o nabo em rodelas finas, que se põe numa tigela, com açúcar mascavo (ou mel) por cima. Deixa-se durante a noite ao sereno. De manhã escorre-se o xarope que se forma e toma-se às colheradas.
Indicado ao tratamento de: Tosse, Coqueluche, Bronquite crônica, Catarro pulmonar.
Conteúdo desenvolvido com base em revisão bibliográfica sobre medicina natural (BALBACH, BOARIM, 1993, p.348-353). Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais / físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993.