Último dia de Comemoração marca as comemorações pelo Dia da Mulher em Juara
Nesta sexta-feira (09.03) será o encerramento da Semana da Mulher, no bairro Jardim Paranaguá, e o atendimento será estendido à todas as mulheres dos bairros circunvizinhos. A ação será desenvolvida no Salão de Festas da Igreja, das 8h às 11h, com palestra marcada para às 09h30, com o ginecologista e obstetra Dr. João Francisco Mitleton.
No dia de ontem, na quinta-feira (08.03) as secretarias municipais de Assistência Social e Diversidade Cultural e Saúde, com o apoio da Administração Pública de Juara, realizou na Avenida Rio Arinos uma passeata especial para marcar o Dia Internacional da Mulher, o evento fez parte da programação da Semana especial para mulher juarense.
Após a caminhada foi oferecido atendimento com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Policias Civil e Militar, OAB, orientações médicas com a equipe de enfermagem, odontologia, NASF, Ambiental, testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, Sífilis, oferta de preservativos e aferição de pressão.
O prefeito interino do município, Carlos Sirena, fez questão que reforçar a importância do papel da mulher na sociedade. “Continuem nessa luta, vemos em todos os meios de comunicação, alertando quanto a esse importante tema, que é muito pertinente sobre a violência contra a mulher, hoje além de ser um dia festivo, é um dia de fazer essa reflexão e pedir para as mulheres que elas continuarem denunciando, chega. É o momento de parar, a mulher faz parte, não só da sociedade, mas também em casa, ela ajuda no sustento das casas, então temos que acabar com isso de inferioridade, de submissão, é o momento de fazer essa reflexão, e a mulher tem que continuar nessa luta, mostrando o seu verdadeiro valor”, destacou Sirena.
O evento teve como objetivo principal alertar quanto ao alto índice de violência contra a mulher e o feminicídio, de acordo com dados da Secretaria de Assistência Social, somente nos últimos 8 meses, 223 casos de violência contra a mulher foram denunciados, mas esse número poderia ser maior, já que por medo, centenas de casos permanecem escondidos dentro de casa.
A caminhada, assim como toda a semana alusiva a Semana da Mulher, foi idealizada pelas secretarias de Assistência Social e Diversidade Cultural e Saúde, com o apoio da da Câmara Municipal de Vereadores, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e OAB. E, o evento desta quinta-feira, contou com a participação da deputada Estadual Janaína Riva.
Da redação com assessoria ASCOM