Qualidade de Vida com Saúde de Melhor Qualidade em Porto dos Gaúchos
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 22 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Pessoas com desequilíbrio emocional, descontrole, depressão e diversos fatores sociais acarreta quadro psicótico grave muitas das vezes, todavia, estes sintomas e muitos outros nem passam despercebido para a equipe de saúde do município de Porto dos Gaúchos.

Foi levando em consideração a saúde mental e emocional que a secretaria de saúde de Porto dos Gaúchos, com seus profissionais da área criaram o “Grupo Expressão”.
Como informou a psicóloga Melissa Lobato, atualmente grande parte da população sofre com os variados sintomas decorrentes do estresse, ansiedade, transtornos alimentares: perda de apetite ou fome em demasia, alteração do sono, adicções, dentre outros; oriundos da dificuldade dos indivíduos em compreender e constituir o saber sobre seu estado biopsicossocial e cultural.
Tais manifestações se dão como consequências das mutações e da necessidade de ser resiliente cada vez mais, num curto espaço de tempo, o que para alguns, e esse índice vem crescendo, não permite o restabelecimento da homeostase. Dessa forma, as dificuldades em se reorganizar neste universo geram patologias e psicopatologias que os tem levado ao uso de medicações para auxiliá-lo neste momento.
Observada essa realidade dentre os pacientes de Porto dos Gaúchos/MT, a partir do aumento considerável do consumo de psicotrópicos, identificada através das avaliações psicológicas, nutricionais e acompanhamento farmacêutico, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF notou a necessidade da criação do “Grupo Expressão” para proporcionar recursos e mecanismos que os permitam expressar-se, bem como lidar, aceitar, elaborar e suprimir as adversidades, frustrações e perdas da vida cotidiana.
Logo, o intuito do mesmo refere-se à: propiciar a aprendizagem de práticas e técnicas de autoconhecimento, auto percepção visando a diminuição dos medicamentos; apresentar e aprimorar recursos egóicos com o intuito da remissão e supressão dos sinais e sintomas de ansiedade, estresse, agressividade, dentre outras; reconhecer os agentes estressores ambientais, sociais, internos e externos; levar os usuários ao protagonismo do seu processo de cuidado por meio da adoção de comportamentos e atitudes saudáveis; e, trabalhar a manutenção dos resultados alcançados através da prevenção de recaídas.
Assim, o grupo constitui-se como terapêutico e operativo, um espaço de troca de ideias, conhecimentos e vivências, com mediação e apoio especializado; cuidado mensal, com 1h de duração que visa a manutenção da subjetividade e atenção ao sofrimento psíquico, como também aos fatores que influenciam e impactam na autoestima, auto percepção e projeção de futuro.
Para tanto, o desenvolvimento de competências e habilidades eficientes e eficazes sob o espectro de pertencimento, construção de vínculos e expressão do “eu” tem sido o principal enfoque deste grupo.
Da redação com assessoria da secretaria de saúde