Uma situação um tanto quanto ‘comum’, porem desagradável para quem passa pela situação: Quebra da chave do carro, no posto de combustível
Além do transtorno e da ‘busca pelo contato de chaveiro’ atuante e solícito e a contar com a boa sorte (que ‘isto’ aconteça num município que conheçamos e que seja num dia de semana, e/ou um dia útil).
De acordo com o profissional Valdir de Oliveira, que atua como chaveiro em Juara desde 1985, este cenário é muito comum, e dá uma dica importante para quem deseja ‘evitar o transtorno’: Mantenha consigo uma cópia da chave do carro/moto! A chave original, que geralmente é chipada, deve se utilizar na ignição e uma cópia exclusiva para abrir o compartimento do tanque de combustível e o porta-malas!.
A chave original de veículos pode conter um ‘chip’, que funciona como 'antena' -tornando-a única e exclusiva, e assim sendo, única que possibilita a 'partida' no veículo. De acordo com Valdir, os carros fabricados a partir de 1995 já começaram a vir com este ‘sistema de segurança’.