Administração de Porto dos Gaúchos Atento nos Problemas de Estradas Municipais
Todos os municípios da região estão sofrendo com as estradas rurais, primeiro porque nas épocas de estiagem as mesmas são trabalhadas e recuperadas, mas falta, à todas as administrações municipais, o famoso rolo compressor para que as estradas rurais possam ser melhor trabalhadas e assim suportar mais as chuvas.
Além disso, ainda há o fato de que algumas Curvas de Nível de algumas propriedades rurais fazem com que as águas desaguarem nas estradas, e outras propriedade nem existe curvas de nível, claro que isso nem é a maioria, pois como disse o secretário Eder Boldrin, muitos proprietários são conscientes, mas sempre tem alguns que nem se atenta para o fato de cuidar das curvas de nível e ajudar a manter as estradas e rios em melhores condições, portanto, nem tem estrada alguma que suporte as chuvas na região sem ter problemas, quando a quantidades de chuvas são maioires, e ainda existe alguns casos de colaboração indireta de alguns proprietários..
De acordo com o secretário de obras de Porto dos Gaúchos, Eder Boldrin, a secretaria de obras através de suas equipes de trabalhos tem feito de tudo para manter a trafegabilidade dentro do município, e no que surge estradas na iminência de ser impossível o trânsito ou pontes com problemas as equipes se deslocam o mais rápido possível para solucionar os problemas e pelo menos manter condições de trafegabilidade, apesar da grande quantidade de chuvas.
Ontem mesmo a quantidade de chuvas que atingiu o município e a região, resultou em grande volume de água no Rio Falcão, o que ocasionou a desestruturação de parte da cabeceira da ponte na vazante do Rio Falcão, a qual dista uns 300 metros da ponte grande sobre o mesmo rio entre a divisa dos municípios de Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte.
De acordo com o secretário Eder, a estrada liga a Comunidade do Engano ao município de Novo Horizonte do Norte, mas que hoje mesmo uma equipe da administração municipal já está no local procurando resolver a situação.
Aliás, de acordo com o secretário, diversas frentes de trabalhos estão em andamento no município visando manter a trafegabilidade, mas reconhece que a situação nem tem sido fácil, pois a quantidade de chuvas tem sido grande no município e na região.
O Eder Boldrin destacou que: “Graça aos esforços de nossas equipes de trabalho, nem temos qualquer lugar no município interditado, como temos conhecimento de vários municípios na região, sendo que em alguns municípios os próprios produtores e proprietários tem que procurar resolver se quiser poder transitar, isso nem tem acontecido em Porto dos Gaúchos, sabemos que as estradas nem estão aquela maravilha, mas pelo menos está tendo condições de trafegabilidade ainda, e aos poucos estamos procurando resolver as situações que se apresentam mais complicadas, até o período de chuvas estiar e podermos de fato fazermos um melhor trabalho de recuperação”, afirmou o secretário de Obras.
No município de Novo Horizonte do Norte a situação sim tem sido bem pior de acordo com alguns moradores, que dizem que em muitos lugares as estradas ficam praticamente interditada, impossibilitando o trânsito e que existe uma certa demora para resolver os problemas, comentou alguns moradores das localidades.
Na realidade, em diversos municípios da região, as estradas rurais estão um caos, inclusive em Juara, isso é o que os moradores das localidades rurais destacam, mas por outro lado, se comparar o caos das estradas urbanas, podemos ter uma ideia das estradas rurais em Juara, mesmo sem precisar transitar pelas mesmas.
Por exemplo hoje em Juara se tem um trajeto interditado, e de acordo com informes da secretaria de obras estão programando os trabalhos para resolver a situação e liberar a pista.
Veja o Comunicado:
Ponte que liga a estrada do Tatu a
Tabaporã está interditada
O secretário municipal de Transporte, Rivair José Póvoa, alertou os motoristas que trafegam pela estrada do Tatu, sentido Tabaporã, que a segunda ponte na estrada está interditada após um ‘caminhão toreiro’ cair no local, segundo informações ninguém se feriu com gravidade.
As equipes estão se programando para tomar as devidas providências, para então, liberar o tráfego com segurança.
A ponte acima que teve a cabeceira danificada pelas chuvas no dia de ontem, no final da tarde de hoje já tinha sido arrumada, confira a imagem mandada pela equipe de trabalho no final da tarde a redação do jornal A Folha do Vale.
Por: Maurilio Trindade Aun, imagens repassadas pela secretaria de obras