Planejamento elétrico comercial e residencial reduz transtornos
'Onde tem tomada?'
Na nossa era viver sem energia elétrica é indispensável, no entanto,comumente na hora de construir deixamos a questão sobre ligações elétricas como ‘detalhes’ a serem considerados no processo de construção de residência e ou estabelecimento comercial.
A falta de compreensão da importância do planejamento elétrico de um imóvel pode levar a percas financeiras (quebra de parede) para colocação de fiações, queima de eletrodomésticos e/ou eletromóveis por instalação de fiações incompatíveis com os equipamentos ‘utilizados’ no lar ou empresa.
Um profissional qualificado pode criar um planejamento que inclui a visão de funcionamento de toda a fiação elétrica e possíveis instalações da casa: ar condicionado, sistema de alarme, quantidade de aparelhos que utilizam energia elétrica a voltagem requerida ao funcionamento de cada aparelho entre outras informações.
É necessário saber quantas tomadas serão necessárias em cada cômodo, os interruptores, e onde especificamente deverão estar localizadas. Sem mencionar ainda a capacidade de carga de cada tomada.
Com isto passamos a entender a importância do trabalho conjunto entre Arquitetos(as) e Engenheiros/as. Fato destacado pela profissional Arquiteta e Design, Lucileni Riberio (Época Arquitetura) e o Engenheiro Eletricista José Marcos (Eletro Marcos).