Planejamento elétrico comercial e residencial reduz transtornos
Viver sem energia elétrica é impensável no entanto, na hora de construir é comum deixar ‘Planejamento Elétrico’ como ‘detalhes’ a serem considerados no final do processo de construção, comenta José Marcos Monteiro que administra a Eletro Marcos que atua na área de Engenharia Elétrica em Juara.
![](https://static.wixstatic.com/media/95090b_5f26dcfd15c04f288c60bbac7f8ed35c~mv2.jpg/v1/fill/w_632,h_422,al_c,q_80,enc_auto/95090b_5f26dcfd15c04f288c60bbac7f8ed35c~mv2.jpg)
A falta de compreensão da importância do planejamento elétrico de um imóvel pode levar a percas financeiras.
Sem o devido planejamento de instalações elétricas, quem financia a construção pode arcar com custos ‘evitáveis’, tais como: quebra de parede (para colocação de fiações), além, é claro, da queima de eletrodomésticos e eletromoveis por instalação de fiações incompatíveis com os equipamentos ‘utilizados’ no lar ou empresa.
Um profissional qualificado pode criar um planejamento que inclui a visão de funcionamento de toda a fiação elétrica e possíveis instalações da casa: ar condicionado, sistema de alarme, quantidade de aparelhos que utilizam energia elétrica a voltagem requerida ao funcionamento de cada aparelho entre outras informações.
É necessário saber quantas tomadas serão necessárias em cada cômodo, os interruptores, e onde especificamente deverão estar localizadas. Sem mencionar ainda a capacidade de carga de cada tomada.
Com isto passamos a entender também a importância do trabalho conjunto entre Arquitetos(as) e Engenheiros Eletricistas, fato destacado por Marcos e pela Lu Ribeiro, Arquiteta e Urbanista em Juara.