top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Maurilio Trinda Aun

Município de Castanheira Recupera as suas Origens de Criação na Administração de Mabel


A denominação do município teve origem no nome comum e popular do castanheiro ou castanha-do-pará, árvore de grande porte desta porção territorial amazônica e classificada como Bertholletia Excelsa, da família das lecitidáceas.



É a mais alta das árvores da região e seu fruto, é bastante apreciado. Pode-se dizer que a castanheira é a rainha das árvores da Amazônia, nativa e típica da região.



Apesar de ser madeira protegida por lei estava em franco processo de extinção, mas agora com a iniciativa da atual administração municipal, a prefeita, Mabel de Fátima Melanezi Almici, secretários, vereadora Simone e demais vereadores e o empresário Gilmar Polo, encamparam o projeto de resgatar a presença da Castanheira no município, ou seja, busca tornar o município um grande produtor de Castanha nos próximos anos.


O nome "Castanheira" foi sugerido pelo Dr. Hilton Campos, engenheiro civil responsável pelo Projeto Juína, que colonizou vasta área na região noroeste mato-grossense, incluindo-se o próprio município de Castanheira. Segundo ele, o nome foi dado porque haviam muitos castanheiros no local onde está situada a cidade e também em toda a região.


O núcleo Castanheira era rota de passagem para Juína, Aripuanã, Juruena e Cotriguaçu. Mais tarde foi cortada pela rodovia AR-1, implantada pela Codemat, sendo esta a principal artéria regional. Esta via foi aberta sob o comando do engenheiro Hilton Campos. O município de Castanheira foi criado em 04 de julho de 1988, pela Lei Estadual nº 5.320.


A atual administradora municipal, Mabel e secretário de agricultura Paulo, buscando melhorar a economia do município e ao mesmo tempo fazer jus ao nome de Castanheira, iniciaram ainda no ano passado as reuniões buscando viabilizar recursos para subsidiar a implantação do projeto no município.


Prefeita do município de Castanheira


Uma das reuniões aconteceu no início de dezembro de 2017, a onde um grupo articulou o projeto de incentivo ao plantio de castanheira, buscando o plantio da castanheira-do-Brasil, visando recuperar as áreas degradadas e ao mesmo tempo oferecer mais uma alternativa de renda, agregando valores aos pequenos agricultores, e ainda valorizar o nome do município.



A reunião aconteceu com a participação de representes da Empaer, secretários municipais, prefeita Mabel de Fátima Melanezi Almici, vereadores Amaziles, Juarez, Simone e Palito, além de representantes da comunidade, entre eles o empresário Gilmar Polo, definiu a necessidade da criação de uma Comissão para continuar uma série de contatos já iniciados com este fim pela prefeita Mabel e pela vereadora Simone.


A iniciativa gerou as primeiras mudas com apoio de empresário e com recursos próprios da administração municipal, e em poucos anos gerará os frutos. No primeiro momento as primeiras mudas vieram do Estado de Rondônia, que de acordo com o secretário de agricultura, Paulo, já foram distribuídos em torno de 1700 mudas aos pequenos produtores neste ano ate o final do mês de fevereiro, sendo que cada um recebeu de 40 mudas a 100 mudas.


Todavia, a prefeita Mabel visando expandir e de fato tornar o município merecedor do nome de “Castanheira”, buscou recursos junto ao governo federal, num projeto do Pró-café, num valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) que foi assinado junto a Caixa Econômica Federal para revitalizar o viveiro municipal e produzir as mudas de café e de castanha aos interessados em expandir a produção, de café e castanha, consorciado ou não, e ser um "Castanheirense", de alma, coração, e geração de riqueza.


Obviamente, o recurso de R$ 250.000,00 ainda está para ser liberado, pois esta em andamento o projeto, e de acordo com a prefeita Mabel, possivelmente somente no próximo ano, mas mesmo assim a administração municipal com recursos próprios e com o apoio do empresário Gilmar está expandindo a produção das mudas de castanha no município, e ainda este ano será distribuído mais 10.000 (dez mil) mudas aos interessados, sendo que nesta segunda etapa poderá ter produtores que plantarão até 800 mil mudas de uma única vez.


Portanto, a atual administração municipal visa levar aos pequenos e médios produtores, outras alternativas que podem ser consorciadas com a produção de castanha, e para isso pode ser nos primeiros anos plantado junto a castanha, o café, e depois que a castanha começar a produzir, os produtores pode retirar o café e plantar o pasto para gado de leite ou corte, ou seja, como a castanha demora alguns anos para começar a produzir, o produtor pode lançar mão do café na mesma área visando um recurso mais rápido, comentou a prefeita Mabel.


De acordo com o secretário, Paulo a atual prefeita municipal Mabel está pensando no futuro de Castanheira, para que os pequenos e médios produtores tenham recursos e ao mesmo tempo possam melhorar a economia do município, e, portanto, o incentivo a recuperação de áreas com castanha e possibilidade de consorciar com café e pasto é um ótimo projeto da administração, comenta o mesmo.


De acordo com o secretário Paulo, os agricultores estão mostrando entusiasmo, e que possuem todo apoio possível da atual administração que visa tornar no futuro o município de Castanheira, um grande produtor de Castanha, gerando riqueza e renda.


A iniciativa do projeto levou a jovens e estudantes a abraçar a "grande castanheira" que está na entrada do perímetro urbano do município sentido de Juína a Castanheira, como podem conferir em algumas imagens.

Portanto, neste dia que se comemora o dia do meio ambiente, 05 de junho, o registro de um projeto visando aos moradores a plantarem uma árvore que é nativa da região, com possibilidade de fonte de renda e saúde é muito importante, e a atual administração municipal de Castanheira está de parabéns com esse projeto, comenta alguns moradores.


Por: Maurilio Trindade Aun



P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page