top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

O chackra básico e equilíbrio da vida


O chacra básico é denominado pelos hindus de Muladhara, e em sânscrito significa suporte. Está na base da coluna (no último osso, cóccix), mais exatamente na região do períneo.



Sua abertura está voltada para baixo, para a terra. É o responsável pela absorção da energia telúrica e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.



Ele está ligado às glândulas suprarrenais, responsáveis pela liberação no sangue do hormônio adrenalina, que nos impele a preservar a nossa vida diante de situações de perigo ou de decisão.




O chacra básico apresenta a cor vermelha, e, como já vimos, é ligado ao elemento terra, e rege também os órgãos que dão estrutura ao corpo (ossos, músculos, coluna vertebral, quadris), às pernas e aos pés. Dessa forma, esse chacra nos oferece um suporte, uma estrutura para vivermos no plano terrestre, pois é ele que nos conecta à terra, à existência.




É comum que pessoas com depressão ou que já atentaram contra a própria vida estejam com esse chacra fragilizado. Pessoas muito apegadas a coisas materiais, que acumulam coisas antigas costumam ter problemas de intestino preso e isso reflete um mau funcionamento do chacra básico.


Pessoas prósperas e com boa saúde costumam ter um chacra básico igualmente saudável. A missão desse chacra é fazer com que caminhemos com equilíbrio no planeta Terra e ele expressa a saúde do corpo físico como um todo.


EQUILÍBRIO DO CHACKRA DA RAIZ

Para equilibrar este chacra, você pode andar com os pés descalços no chão de casa, ou simplesmente sair e passar algum tempo caminhando na natureza. Apesar que sair de casa, muitas vezes não é algo que uma pessoa com um chacra raiz bloqueado vai querer fazer, é uma das grandes chaves para curar e equilibrá-lo.


Exercícios físicos, Dança, Yoga, Exercícios de Bionergia favorecem as emoções e estados psicológicos associados com o chacra raiz e conferem um senso de 'ligação' de 'aterramento', de conexão.


CONSUMIR ALIMENTOS VERMELHOS

A cor vermelha é a associada ao chacra básico. E os alimentos que possuem esta tonalizada auxiliam no 'equilíbrio deste chacra: Tomates, beterrabas, cerejas, romãs, morangos e maçãs.


As raízes das plantas também são fantásticas para trazer equilíbrio para o chacra raiz. Tente comer mais rabanetes, cenouras, nabos, alho e cebola


Fontes:

Luz da Serra | Estar em Si


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page