top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Fim do boleto sem registro: tudo que você precisa saber

A notícia sobre o fim do boleto sem registro Febraban vem tirando o sono de muitos prestadores de serviços e empresários que utilizam a modalidade para fazer cobranças e deixando muitas dúvidas para quem deseja começar a utilizar a cobrança por boleto. Pensando em esclarecer as dúvidas dos usuários, preparamos um artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto:


Boleto com registro X boleto sem registro

Como o próprio nome diz, a diferença entre os dois tipos de cobrança é que um deles deve ser registrado no sistema do banco e o outro não. Com isso, o banco tem todas as informações sobre a cobrança e, para que você consiga fazer o cancelamento ou qualquer alteração no boleto, como data de vencimento, é preciso enviar um arquivo de remessa ao banco com todas as informações da transação, o que não acontece com o boleto sem registro.


Outra diferença é com relação às tarifas cobradas. Na modalidade de cobrança sem registro, o banco geralmente cobra tarifa apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio da rede bancária. Já para a cobrança com registro, o banco pode cobrar tarifas sobre as operações de registro, alteração ou cancelamento do boleto. Ou seja, você pode pagar mais de uma tarifa para o mesmo boleto.


A vantagem do boleto com registro bancário é que, em caso de não pagamento, ele pode ser protestado em cartório. Apesar de não ser considerado um título de crédito, é possível protestar o título de crédito indicado no boleto, geralmente uma duplicata mercantil ou de serviço. Quando não está associado a um desses títulos, não é possível protestar o boleto.


Mesmo quando pode ser protestado, como o caso dos boletos emitidos pela Gerencianet, o procedimento não é automático e deve ser solicitado por você. Ou seja, você tem uma segurança a mais para receber de seu cliente.


Quando será o fim do boleto sem registro?

O fim do boleto sem registro foi anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) no início do ano como parte do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, que tem o objetivo de trazer mais transparência para o mercado de pagamento. A aplicação da nova regra será realizada em etapas, de acordo com o cronograma divulgado pela instituição:

  • Junho de 2015 – Fim da oferta da cobrança sem registros para novos clientes

  • Agosto de 2015 – Início da operação da base centralizadora de benefícios

  • Dezembro de 2016 – Término da migração das carteiras de cobrança sem registro para a modalidade registrada

  • Julho de 2017 – Início da operação da base centralizadora de títulos

O cronograma ainda está em andamento. Para que o boleto seja registrado, será obrigatório constar no documento de cobrança e no registro bancário pela internet o CPF ou CNPJ do pagador (sacado).


Os boletos sem registro emitidos após a migração só poderão ser pagos no banco emissor, mesmo antes da data de vencimento.


E como ficam meus boletos emitidos pela Gerencianet?

A Gerencianet já possui todas as informações necessárias para realizar o registro dos boletos. Portanto, os clientes da Gerencianet não vão sentir diferença na forma como trabalham atualmente mesmo o fim do boleto sem registro. A Gerencianet já ajustou as carteiras de todas as emissões e, automaticamente, já emite boletos registrados. Assim, estamos seguindo as diretrizes da Nova Plataforma de Cobrança Febraban. Além disso, todo o processo de registro é feito de forma automática, sem que você precise enviar remessa ou aguardar a liberação da cobrança.


Você não precisa ficar preocupado: para que você continue utilizando a Gerencianet da mesma forma, os boletos não são protestados automaticamente, mesmo após a transferência para a carteira de registro. Para protestar o boleto, você deve procurar o cartório de títulos da sua cidade. Além disso, você vai continuar realizando o processo de emissão da mesma forma e pagando as mesmas tarifas.


Como emitir boletos registrados pagando menos?


A melhor alternativa para quem quer oferecer o pagamento por boleto é utilizar o emissor de boletos registrados Gerencianet. Desta forma, sua empresa só paga se o cliente confirmar o pagamento, o que representa maior liquidez e lucratividade. Com a Gerencianet, você emite boletos registrados sem pagar tarifas a mais por isso.


Portanto, além da negociação com os bancos, ter uma empresa com expertise em gerenciar pagamentos e cobranças é fundamental para evitar a tarifa de boleto registrado. Afinal, todo negócio de sucesso oferece a seus clientes as mais variadas formas de pagamento.


Por isso, se você precisa emitir boletos de forma descomplicada, a Gerencianet é a melhor solução para o seu negócio. Conheça mais sobre a nossa ferramenta e nossas tarifas: gerencianet.com.br


Tem alguma dúvida sobre o processo? Temos uma equipe especializada para solucionar todas as suas dúvidas!

Por: Sabrina Carvalho/Gerencienet

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page