top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Direita de Juína se digladia e Esquerda Ganha com Isso


Ainda em Abril deste ano um ex-vereador por Juína, Adelchi F. Poletto juntamente com um ex-constituinte de Juína, Walter Pezzolato iniciaram a coordenação de um movimento para atender os anseios de boa parte dos empresários e segmentos políticos que sabe da importância de Juína e região ter representatividade na assembleia legislativa.

Poleto foi um dos articuladores da sociedade em prol de um único candidato a deputado por Juína, que na época elegeram o pioneiro Hilton Campos, aliás o primeiro deputado estadual de Juína e região, todavia naquela época juína tinha apenas 3 siglas partidária e hoje o município possui mais de 18 agremiações partidárias.


Portanto, se naquela época o trabalho de Poletto teve êxito, passado mais de 20 anos, a situação de Juína mudou muito e a quantidade de “caciques” da direita é muito grande, e assim, os trabalhos de Walter Pezzolato e Adelchi F. Poletto foram sepultado na noite de terça 19 de junho, passado mais de 50 dias tentando chegar num consenso de um único nome da direita a deputado estadual, assim Juína teria apenas dois pré-candidatos a estadual, um da direita e outro da esquerda.


Na realidade, atualmente tem apenas dois pré candidatos que já estão direta ou indiretamente com os pés na estrada fazendo reuniões e buscando apoio para as suas possíveis candidaturas a deputados estaduais por Juína e região, Dr. Emilio Pópulo e Luis Braz, conforme pode conferir no link:




Todavia, boa parte do segmento da direita de Juína nem quer “engolir” o candidato Dr Emílio Pópulo, que mesmo sem ter o apoio de boa parte de lideranças políticas da direita, mantém o seu nome e seu trabalho prol a uma cadeira na assembleia legislativa.

Enquanto Dr. Emilio Pópulo trabalha buscando espaço, uma boa parte das lideranças políticas da direita tentam lhe desestabilizar e encontrar outro nome que lhes sejam simpáticos, já tentaram o advogado e pecuarista Zé Antônio, que no primeiro momento até chegou a veicular a ideia que assumiria a bandeira do grupo que lhe indicou, mas depois alegando problemas de saúde jogou a tolha bem antes de iniciar as “pancadas políticas”.


Agora nesta semana, novamente um grupo de lideranças políticas ensaiaram elegerem um nome que os representariam como candidato a deputado estadual, pois como na parte da noite teria uma reunião que inicialmente seria na ASCOM às 19:30, e acabou sendo no pequeno plenário da câmara de vereadores, a reunião que se concretizaria o acordo feito na parte da tarde, pois ja teriam combinado quem seria o candidato do grupo, reunião que esteve presente os maiores políticos tradicionais de Juína ligado a direita, e ali ficou combinado que o nome indicado por eles seria do empresário do setor madeireiro Roberto Rios.


Todavia, na reunião a noite foi uma piada, primeiro porque nem tinham conversado e que nem apoiam e aceitam a ideia de que o ex-prefeito Hermes Bergamim seja um pré candidato a deputado por Juína apoiado por eles, mas também nem colocam isso de forma clara e evidente ao mesmo.

Mesmo assim, o ex-prefeito acabou com o 'jogo' que tinham combinado na parte da tarde, pois no local o ex-prefeito mostrou vontade de colocar o seu nome no páreo, e para não serem indelicado e manterem aquele jogo da hipocrisia, ninguém ali falou claro e em bom som que nem o apoiaria para deputado estadual como único representante do grupo, mesmo assim, Hermes Bergamim e alguns familiares e funcionários acabaram com a reunião que nem resultou em escolha de nome algum do grupo da direita.


O interessante foi a piada do ex-prefeito de Juína, pois quando foi eleito prefeito fez de tudo para destruir e pisar em cima de boa parte de lideranças políticas que lhe colocaram no poder, ou seja, trabalhou para criminalizar e destruir boa parte do grupo político que o elegeu.


Na reunião ao invés de dialogar com o seu grupo da direita e procurar unir e trabalhar conjuntamente, quis questionar o fato do grupo da esquerda já ter um único nome e estar organizado, ou seja, além de nem trabalhar para organizar a direita ainda ataca a organização da esquerda, fato que muitos comentaram em off ser uma piada, mas claro, ninguém fala ao poderoso pecuarista.



Este mesmo que às vezes descontente para quem escreve o que o mesmo nem quer ouvir e ler, grita enquanto passa para cuidar com as “pretinhas”, numa clara menção para cuidar com o chumbo que pode vir por estar expressando e tornando público situações que nem gostaria de ler, tentei saber do mesmo quem mandaria as “pretinhas”, mas nem permitiu.



Na realidade, o ex-prefeito Juína, Hermes Bergamim fez de tudo enquanto prefeito para queimar e desunir ao grupo que o elegeu para prefeito, sem dizer que na opinião pública de Juína foi um dos piores prefeito que o município já teve, obviamente tem seus apoios, principalmente uma duas dúzias de grandes empresários que foram bem agraciados com as licitações, bem como, do trabalho que o mesmo fez na manutenção das estradas, pois todo grande produtor e fazendeiro precisa unicamente de boas estradas, portanto, para o grande produtor e grandes empresários o ex-prefeito teve os seus méritos, mas para a maioria da população, pequenos e médios empresários foi uma negação, sem dizer que nem cumpriu 5% do que prometeu em campanha.


Portanto, a situação da direita em Juína demonstram que poderá ter no mínimo uns 3 candidatos a deputado estadual, pois o Dr Emilio Pópolo tem demonstrado que está preparado para enfrentar qualquer desafio e está bem articulado a nível nacional com Bolsonaro, portanto, mesmo boa parte das lideranças políticas da direita se negando a lhe engolir, ele continua no trabalho prol a seu nome a deputado estadual, e ja está claro que algumas lideranças políticas de Juína nem apoiará Hermes Bergamim e nem Dr. Emilio Pópulo, mas pelo menos o Dr. Emilio ja teve a coragem e ousadia e está em reuniões e visitas a outros municípios, enquanto isso boa parte das lideranças políticas da direita nem resolvem lhe apoiar e nem chegam num consenso em outro nome.


Essa disputa entre caciques da direita somente beneficia o candidato da esquerda Luis Braz, pois se tiver mais que um nome da direita, a probabilidade de Luis Braz ser mais votado é maior, mesmo que alguns ja começaram a fazer campanha que o mesmo nem conseguiram chegar a assembleia, por causa de outros dois nomes mais forte na sigla PT, esquecendo de avisar a população que muitos deputados eleitos podem assumir secretarias a assim abrir espaço para primeiro e até segundo suplente de deputados.


Conheça a história dos legisladores municipais de Juína a Aqui


Por: Maurilio Trindade Aun


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page