Artigo: Os "i"(s) que matarão os seus sonhos
- Jefferson Lucas
- 24 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Vamos lá! Para estrear aqui lá vai essa: Os "i"(s) que matarão os seus sonhos: Incerteza; Ignorância; Inércia; e Ingratidão." Queridão, quem não tem certeza para onde vai ou pelo menos para onde quer ir, qualquer lugar serve!

Quem tem sonhos, metas, objetivos, tem que ter muito claro aquilo que almeja, o seu estado almejado. Dúvidas poderão surgir no caminho, mas não deverão ser fortalecidas, logo saneá-las rapidamente é necessário. Não conhecer aquilo que você sonha pode levá-lo a um mar de frustrações.
É preciso estudar, analisar, ponderar e considerar cada possibilidade, para quando "o grande dia" chegar você não "ser pego de surpresa" (há aqueles que ainda conseguem). Não seja ignorante, seja sábio, conheça o máximo possível o terreno em que pretenda pisar.
Sonhar faz parte, mas não resolve todo o seu problema! Se mexa, é preciso praticar o TBC (tirar a bunda da cadeira), trabalhar incansavelmente pelo que você quer.
Não basta querer, tem que querer muito e trabalhar demais! Depois de estar certo do que quer, conhecer e trabalhar muito por isso, é preciso ser grato por cada passo dado rumo ao alvo.
O começo é o começo (parece óbvio), não é o final. Cada conquista precisa ser valorizada, mesmo que pareça pequena. Seja grato a você mesmo pelo seu empenho e avanço, não se esquecendo de ser grato também com aqueles que dividem com você o seu sonho!
Um pouquinho de Coaching Education
Para John Whitmore: “O Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o seu desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar”.
Coaching não é terapia, não é consultoria nem mentoria! Na primeira, a terapia, trabalha-se por meio de experiências emocionais traumáticas, normalmente por meio de uma abordagem lenta a fim de permitir a aproximação do desconforto enfrentado pelo paciente.
A terapia é indicada a pessoas portadoras de disfunções e/ou problemas ou distúrbios mentais. Com a consultoria o coaching também não se confunde, pois naquela um profissional, especialista em determinada área, irá recomendar e apontar soluções ao cliente, diferentemente do que ocorre na relação coach X coachee.
Por fim, a mentoria (metoring) pode ser conceituada como uma espécie de tutoria, por meio de um apadrinhamento, onde busca-se o incremento profissional, tendo o mentor o papel, como mais experiente, de “ensinar” aquele, o aluno ou iniciante, de menor experiência.

Bye coachees... Saudações...
Jefferson Lucas - Coach com formação pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (ISO 9001), com titulações de Self, Professional, Leader & Life Coaching, Analista Comportamental; com as seguintes certificações internacionais: ECA – European Coaching Association, GCC - Global Coaching Community, Behavioral Coaching Institute, International Coaching Council e International Association Of Coaching. Contato: jlle.jpr@gmail