Idosos do Serviço de Convivência participam de campanha "Adote um Doador"
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 26 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Doar sangue é um ato de solidariedade ao próximo. Por esse motivo a equipe do serviço de convivência Vó Paixão em parceria com o Banco de Sangue de Juína lançou na última semana a campanha “Adote um Doador”.

O objetivo dessa campanha é mobilizar os idosos que frequentam o serviço de convivência e não podem ser doadores por ter idade superior a 60 a “adotar” uma pessoa que preenche os requisitos básicos para a doação de sangue.
Esse “adotar” consiste em acompanhar e mobilizar o seu candidato para que o mesmo possa fazer a doação de sangue com frequência e com agendamento o que para o banco de sangue é ainda melhor para o controle do estoque de bolsas de sangue. Vale destacar que a unidade de Juína atende não só o município, mas também toda a região noroeste e por esse motivo tem grande número de demanda mensal.
Para Simone Brandão, Coordenadora do Vó Paixão essa é uma oportunidade dos idosos que possuem uma grande experiencia de vida, contribuir de alguma forma exercendo seu papel de cidadania.
O Coordenador do Banco de Sangue Dr Cassio Genaro elogiou a iniciativa da equipe e destacou a importância da conscientização das pessoas para a doação de sangue pois esse ato salva vidas e ainda fez um apelo aos juinenses para que sejam doadores.
Tipos sanguíneos
Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB (Receptor Universal) e O (Doador Universal)
Requisitos para ser doador
- Pesar mais de 50 kg
- Idade: entre 18 e 60 anos (menores de idade devem estar acompanhados do pai/mãe ou responsável)
- Alimentar-se bem com café da manhã (não estar em jejum)
- Não consumir bebida alcoólica nas últimas 24h
Não pode fazer a doação:
- Quem fez tatuagem ou colocou piercing no período de 1 ano
- Quem realizou cirurgia no período de 1 ano
- Mulheres que estão em período de amamentação
- Outros impedimentos serão relatados durante a entrevista clínica.
Por: Rosi Zimpel/Ascom