Saiba como criar cooperativas de geração compartilhada de energia
Todo brasileiro pode gerar a própria energia elétrica. Este é um modelo chamado de micro ou mini geração distribuída, onde o consumidor produz energia por fontes limpas e renováveis. Essa energia é injetada na rede de distribuição e, no fim do mês, a fatura vem com desconto. O que não é utilizado vira crédito para o mês seguinte.
Nesse sentido, o projeto “Sistemas de Energia do Futuro”, desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), juntamente com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), tem como objetivo aprimorar as condições para a integração de energias renováveis e eficiência no sistema energético brasileiro.
Para engajar a população nessa iniciativa, foi criado o guia “Coopere e gere a sua própria energia”. Trata-se de uma publicação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com o apoio do MME, que apresenta a estrutura de cooperativas de distribuição.
O documento traz a definição de uma cooperativa de geração distribuída, além de dados sobre formalização e sobre como montar a parte estrutural dos projetos. A iniciativa também teve o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Instituto Ideal.
Com informações do Ministério de Minas e Energia