top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Ministério da Educação

Inscrições do Encceja para pessoas privadas de liberdade estão abertas

Exame será realizado nos dias 18 e 19 de setembro e vale certificado para os ensinos fundamental e médio

Desde Segunda (16), estão abertas as inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para quem cumpre pena privativa de liberdade (Encceja PPL).


As inscrições podem ser feitas pela unidade prisional ou socioeducativa até 27 de julho no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


A prova será realizada nos dias 18 e 19 de setembro.Quem pode participarDe acordo com o Ministério da Educação, o Encceja PPL é destinado às pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada.


Os candidatos que desejarem a certificação do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos até a data de aplicação da prova. Já os postulantes à certificação do ensino médio devem ter, pelo menos, 18 anos de idade.


Apenas o responsável pedagógico de cada unidade é quem pode fazer as inscrições, acessar os resultados e pleitear a certificação do participante.


Conteúdo do Encceja PPLO exame é dividido em quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de redação. Para os estudantes que buscam o certificado do ensino fundamental, o exame será composto por perguntas das áreas de ciências naturais, história e geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e matemática.


Já para os candidatos ao certificado do ensino médio, serão exigidos conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.


As unidades prisionais e socioeducativas interessadas em aplicar o exame têm até 20 de julho para firmar o Termo de Adesão com o Inep, após serem indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa do país.

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page