O mercado de Resíduos Sólidos
O mercado de resíduos sólidos nasce a partir do fato de que, toda e qualquer atividade humana gera resíduos. Estes precisam ser destinados de forma ambientalmente correta para assim satisfazer as necessidades mais básicas, as fisiológicas. Desta forma, o mercado de resíduos tem uma ligação direta com o PIB de qualquer sociedade.
Qual a diferença entre o mercado público e privado de resíduos?
Em função da forma como as sociedades se organizam, as responsabilidades pela coleta, transporte e destinação dos resíduos gerados podem ser atribuídas ao setor público e ao setor privado.
Em países menos desenvolvidos, normalmente o setor público acaba assumindo toda a responsabilidade de forma quase instintiva. Justamente por isso, os problemas costumam ficar evidentes. Lixo nas ruas, pragas e doenças se disseminam, águas contaminadas e diversos demonstram que, se não houver uma regulamentação e distribuição de responsabilidades, o setor público não consegue resolver os problemas sozinhos.
A partir dessa conscientização, criam-se políticas voltadas para o setor que fazem uso da responsabilidade compartilhada como um forte instrumento. O Estado se coloca como orquestrador e regulamentador, suas atribuições por excelência, e assim pode ser mais eficiente.
Em todo o mundo, a Europa é sem dúvidas o continente com maior experiência de gestão de resíduos. O mercado europeu movimenta mais de 150 bi € a cada ano e inspira diversos países, como o Brasil, na criação de legislação ambiental.
O Brasil estudou as melhores soluções implementadas em todo o mundo. As soluções foram adaptadas às necessidades de inclusão social e geração de emprego para a população de baixa renda. Em 02/08/2010 o então presidente Lula sancionou a Lei 12.305, uma das mais modernas do mundo atual.
Qual o tamanho do mercado de resíduos sólidos?
Por não estar organizado em todos os países, é difícil encontrar uma estatística segura. Sabemos que este mercado tem uma relacao direta com o Produto Interno Bruto, mas ainda não é possível dizer quanto.
O mercado europeu é um dos mais desenvolvidos do mundo. Por ano, são movimentados mais de 150 bi €. Somente na Alemanha este mercado movimenta um terço desse valor. Mesmo na Alemanha onde são empregados quase 200.000 pessoas, só foram reciclados cerca de 65% dos resíduos em 2016. O país percebeu a demanda global e estimula cada vez mais crescimento neste setor.
A Alemanha espera que em breve, mesmo não tendo fontes de matéria prima abundantes, se transforme em um grande exportador. Diversos produtos poderão ser fabricados a partir dos resíduos sólidos. Com essa visão, a Alemanha hoje já importa resíduos de vários países.