Prêmio Funarte Artes Visuais reconhecerá ações interioranas, inscrições até 31 de agosto
O Prêmio Funarte Artes Visuais: Periferias e Interiores – inscrições até 31 de agosto – vai reconhecer e premiar 15 projetos de pessoas físicas residentes em periferias urbanas ou cidades de interior. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece a oportunidade oferecida pela premiação e recomenda a participação de agentes culturais locais.
Podem concorrer ao prêmio, ações de produção artística e oficinas de capacitação, a serem realizadas em suas localidades de origem ou em outras periferias urbanas e cidades do interior do território nacional. De acordo com o edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), cada contemplado vai receber premiação no valor de R$ 20 mil.
O objetivo é apoiar essas ações, com recursos financeiros, para ampliar o acesso aos meios de produção artística e cultural, bem como gerar impacto sociocultural positivo na localidade em que o projeto será realizado; descentralizar a aplicação de recursos públicos; incentivar o experimentalismo e as proposições artísticas inovadoras; potencializar a ação de artistas e coletivos com reconhecida atuação em suas localidades; e valorizar a diversidade da produção artística.
A CNM explica que essa premiação é voltada a pessoas físicas atuantes da área das artes visuais, considerando indivíduo ou representante de coletivo de artistas. No entanto, a entidade estimula os gestores a divulgar o edital junto aos agentes culturais locais do segmento de artes visuais, uma vez que os projetos devem ser realizados em periferias urbanas e Municípios de interior.
Mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Área Técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone: (61) 2101-6053.