O profissional Design, auxilia a quem busca 'decorar' ambientes internos e externos, uma projeção de um 'arranjo' decorativo condizentes ao perfil, preferências e objetivos desejados.
A decoração de ambientes pode refletir ainda, tendências e estilos culturais de um determinado pais, ou estado. Para inspirar e apresentamos aqui um exemplo de Decoração de Interior, no estilo Escandinavo:
Cores claras e apagadas
O chão, as paredes e o teto estão pintados de branco. Em geral, isso é feito para manter o espaço mais vivo durante o longo e escuro inverno de países como a Noruega e a Dinamarca.
Materiais naturais Seja no chão, nos móveis ou nos elementos decorativos, o design escandinavo inclui uma grande quantidade e variedade de madeira.
Luz natural
Como nos países nórdicos falta luz em boa parte do ano, eles precisam de mais iluminação. Por isso, abusam das grandes janelas e cortinas pelas quais a luz pode passar facilmente.
Linhas e formas simples O estilo de interior da casa procura uma máxima comodidade, principalmente para facilitar na hora da limpeza. A simplicidade é vista, portanto, na forma dos objetos.
Espaço aberto Tradicionalmente, as casas escandinavas eram muito pequenas e não permitiam abrigar uma grande quantidade de coisas. Hoje, embora maiores, a ideia de continuar evitando a desordem ainda continua sendo um aspecto muito importante do design.
Tecidos acolhedores Nos países com clima frio é normal que alguns elementos de decoração venham na forma de peles, tapetes, almofadas e mantas. Eles criam um clima quente e bastante aconchegante. Ideal para aquela casa de campo numa região mais fria.
Iluminação
A iluminação nos países nórdicos é vital e muito valorizada. As lâmpadas apresentam uma enorme variedade de design e sempre aparecem em grande quantidade.