top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Escola Nacional de Ciências Estatísticas oferece vagas para pós-graduação

Selecionados para mestrado e doutorado irão estudar População, Território e Condições de Vida e Produção de Estatísticas Públicas

Estão abertas e vão até 5 de outubro as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), instituição federal que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


As aulas começam em março de 2019, com 24 vagas para o mestrado e 10 para o doutorado. Os cursos são estruturados em torno de duas linhas de pesquisa: População, Território e Condições de Vida e Produção de Estatísticas Públicas.


As inscrições podem ser feitas na sede da Ence, localizada na Rua André Cavalcanti, 106, no bairro de Fátima, no Rio de Janeiro, ou por Sedex. Neste caso, a postagem deve ser feita até 3 de outubro. Os candidatos que residirem no exterior devem enviar a documentação em cópia digital para o endereço da secretaria da pós-graduação (secretaria.cpgence@ibge.gov.br).


O processo seletivo é composto por duas fases: entrevista, nos dias 3 e 4 de outubro, e prova escrita, marcada para 15 de outubro. Todas as etapas serão realizadas na sede da instituição. No caso dos candidatos que moram fora do estado do Rio de Janeiro, a entrevista poderá ser feita no mesmo dia da prova.


Bolsas

O programa também concederá bolsas de estudo, oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo próprio IBGE, de acordo com a ordem de classificação dos candidatos. O benefício pode durar até o fim do prazo regular para conclusão dos cursos (24 meses no caso do mestrado e 48 para o doutorado).


Os bolsistas devem se dedicar integralmente ao programa e não podem ter qualquer tipo de remuneração por vínculo empregatício, aposentadoria ou pensões.


Para mais detalhes sobre os cursos e o processo seletivo, confira o edital do programa.


Fonte: IBGE


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page