O momento de adquirir a casa própria é um grande passo na vida de qualquer pessoa e, junto com ele, surge a dúvida: é melhor comprar uma casa pronta e não ter que passar por todas as etapas da obra, reformar ou construir do zero?
Muitas vezes, construir sua residência desde o início torna-se a melhor opção.
Ao escolher uma casa pronta, você provavelmente terá que abrir mão de alguns itens com os quais sempre sonhou. Pode ser que a casa não seja no seu bairro preferido ou menor do que tinha imaginado. Em muitos casos, será preciso alguma reforma, o que pode ficar acima do seu orçamento.
Aos que decidem construir, vale algumas orientações básicas:
1. Escolha do terreno
Quanto você realmente tem para investir? A resposta dessa pergunta o orientará para escolher o terreno. Antes de pensar em tamanho, veja a localização, a segurança e também o tipo de residência que você quer. Um sobrado exige um terreno menor, e uma casa plana vai exigir um lote maior.
Busque saber também como é a vizinhança e se a região está sujeita a alagamentos e enchentes. Considerando todos estes aspectos, volte para o seu orçamento e escolha o lote.
Atenção: terrenos de esquina acabam perdendo espaço por conta das calçadas laterais. Outro detalhe para observar é a inclinação do lote, para evitar ter um custo alto com terraplanagem.
2. Planejamento
Feita a escolha do terreno, é hora de colocar o projeto no papel. Crie uma planilha com orçamento da obra e comece a procurar as pessoas que executarão sua obra. Você vai precisar de uma equipe composta por arquiteto, engenheiro e mestre de obras. Vamos às funções de cada um:
Arquiteto
É responsável por criar o projeto da casa. Ele saberá aproveitar muito bem o terreno e ainda proporcionará estética à sua residência. Geralmente os profissionais cobram por m² ou por projeto. Alguns arquitetos oferecem também o serviço de acompanhar a obra etapa por etapa. Procure por referências e projetos já executados por ele antes de fechar a contratação.
Engenheiro
Será o responsável pelo planejamento estrutural, elétrico e hidráulico da sua casa. Toda obra precisa de um engenheiro que assine e garanta que a casa é segura. Geralmente, é ele o responsável por adequar o projeto conforme a legislação e viabilizar a aprovação da obra na prefeitura. Alguns arquitetos têm engenheiros parceiros e vice-versa.
Além do engenheiro responsável pelo projeto estrutural, é necessário ter um engenheiro civil acompanhando a obra. Ele será o responsável técnico da obra que assistirá à execução dela, orientará o mestre de obras e garantirá que todas as normas sejam respeitadas.
Mestre de obras
Muita atenção na hora de contratar o responsável pela execução da obra. É fundamental buscar referências de pessoas que já trabalharam com ele e ter total confiança nesse profissional.
Com a equipe inicial montada, é hora de fazer o projeto da sua casa, sempre com o seu orçamento em vista. Informe para todos quanto poderá gastar e não tenha vergonha de fazer perguntas.
Uma boa questão para fazer a eles é pedir orientações sobre quanto reservar para cada etapa da obra. Tome nota de todos os gastos durante as etapas da obra para não se perder.
Dica de Construção