Desembargador compõe música para conscientização
A importância de conscientização dos cidadãos na hora do voto resultou no jingle institucional da justiça eleitoral mato-grossense, que leva o nome “Somos Nação”. O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Márcio Vidal, é um dos compositores desse produto que já está disponível nas redes sociais.
A canção foi lançada durante reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) e recentemente encaminhada, com a anuência do próprio Colégio, para todas as emissoras de rádio e TV do país para ampla divulgação como campanha nacional pela cidadania do eleitor. “Essa canção não pertence mais ao Estado de Mato Grosso, pertence ao Brasil, ela foi feita pensando em cada um dos brasileiros”, disse Márcio Vidal.
O desembargador contou que a ideia de se criar um material como este surgiu durante uma palestra na Capital Federal, ao se recordar da canção da Copa de 70: ‘somos 90 milhões de brasileiros em ação. Avante Brasil’. “Naquela época nós tínhamos todo um entusiasmo por uma seleção brasileira que sagrou-se tricampeã. Hoje nós temos pouco mais de 240 milhões de habitantes e há uma apatia geral pelos problemas que têm essa nação. Com essa ideia recorremos a um profissional como o maestro Fabrício Carvalho, que também divide a autoria da canção. Colocamos a ele a ideia do que estávamos querendo que fosse desenhado e aí, de pronto, se propôs a nos auxiliar e colaborar com a Justiça Eleitoral porque entendeu que é um momento de cada um de nós dar uma parcela de contribuição para o Brasil”.
O vídeo foi gravado nas cidades de Cuiabá, Sorriso e Sinop e a produção até se chegar ao material final durou aproximadamente um ano. Segundo o magistrado, o propósito é um só: conclamar a população brasileira sobre a importância da sua participação no processo de resgate da nação.
A beleza da canção traz uma mensagem que fala por si só, segundo o desembargador e conforme ele ressaltou, o que se espera é tocar na sensibilidade das pessoas para que percebam que elas são importantes e que só através da atitude de cada um é que se conseguirá ter dias melhores. “A letra da música tem várias mensagens importantes para o eleitor. O objetivo é que as pessoas se interessem pela politica, pela cidadania e se alimentem da democracia”.
Por: Assessoria TJMT, Foto: por Otmar de Oliveira (F5)