MMA Promove Curso de Bioconstrução para a População - Construção Civil aliada à Sustentabilidade
O Governo Brasileiro vem através de seus Ministérios promovendo uma 'mudança' no cenário brasileiro, através da implementação de novas práticas e possibilidades nas mais diversas áreas de desenvolvimento Pessoal, Social e Econômico.
Uma destas 'mudanças' está o Curso de Bioconstrução, um curso disponível GRATUITAMENTE à População na Página Digital do Ministério do Meio Ambiente com Técnicas, orientações e instruções para aplicação prática de Construção Sustentável, respeitando-se o meio ambiente e valorizando a comunidade.
Além de ser uma Cartilha orientativa de Consulta Pública, esta iniciativa abre as possibilidades para o desenvolvimento de novos empreendimentos na Área de Construção Cívil voltados à Bioconstrução - gerando emprego e renda àqueles que almejam fazer 'um diferencial à sociedade'.
Na bioconstrução, a construção de uma casa ou o planejamento de uma comunidade deve ter em conta o tratamento dos resíduos. Isto torna estruturas residenciais, comerciais e 'comunidade' - Autossustentáveis.
A construção de um ambiente sustentável traz autonomia às comunidades. Uma comunidade com autonomia é aquela que tem a capacidade de satisfazer as suas próprias necessidades sem depender de grupos ou pessoas de fora da comunidade.
O domínio das técnicas construtivas e a valorização das técnicas tradicionais são mais um passo rumo a essa autonomia. Autonomia é sinônimo de liberdade para uma comunidade, pois com isso ela não precisa depender de recursos externos ao ambiente onde vive. Se cuidarmos da natureza, teremos para sempre os recursos necessários para a nossa sobrevivência e a das futuras gerações no local onde vivemos. (Curso de Bioconstrução - Ministério do Meio Ambiente)
NO CURSO, COMPOSTO POR UM MANUAL PRÁTICO DE 64 PÁGINAS, ILUSTRADAS, SÃO TRATADOS OS SEGUINTES TEMAS:
- Bioconstrução
- Técnicas de Bioconstrução: Superadobe, Adobe, Cob, Taipa de Mão, Taipa de Pilão, Solocimento, Fardos de Palha e Ferrocimento, Saneamento Ambiental
No Manual, disponível para acesso e download a seguir, traz a definição de cada técnica, orientações básicas para o desenvolvimento prático de cada e sugestões de como e onde cada técnica pode ser aplicada.
FONTES:
Por: Elizangela Trindade com informações do Ministério do Meio Ambiente