Aromaterapia uma abordagem holística para o Bem Estar - Bergamota
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 7 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de dez. de 2022
O óleo essencial da bergamota é feito a partir da casca de uma fruta quase madura da árvore de bergamota, também conhecida como a Citrus Bergamia da família Rutaceae.

A árvore de bergamota é o resultado do cruzamento da árvore de limão-siciliano e da laranjeira, o que explica sua forma de pera e cor amarela.
O óleo essencial de bergamota foi batizado em homenagem a cidade de Bergamo, em Lombardia, na Itália, onde era originalmente vendida.
A bergamota também é produzida na Costa do Marfim, Argentina, Marrocos, Turquia e Brasil.
O Óleo Essencial de Bergamota auxilia na tranquilidade, bem estar, combate infecções da pele a má digestão.
Benefícios do Óleo de Bergamota
O óleo de bergamota possui poderosos efeitos antibacterianos, analgésicos, antissépticos, antiespasmódicos e calmantes. Antigamente, os italianos usavam o óleo de bergamota como um remédio caseiro para aliviar febres e expelir vermes intestinais.
Efeitos Colaterais do Óleo de Bergamota
O ideal é evitar se expor ao sol, por pelo menos 72 horas após a aplicação de óleo de Bergamota sobre a pele. Esta é uma orientação pois Devido ao seu teor de bergamotina e bergapteno, que absorve a luz ultravioleta, o óleo de bergamota pode induzir a hipersensibilidade ao sol e pode levar a queimaduras solares extremas e outras complicações.
O mesmo aviso se aplica a todos os óleos essenciais derivados de frutas cítricas como limão taiti, laranja e limão-siciliano. Para evitar que isso aconteça, espere até 72 horas após a aplicação tópica antes de sair ao ar livre.
Commentaires