O “eSocial” foi foco de palestra que o governo municipal de Castanheira, através da Secretaria de Administração, definiu em sua agenda que aconteceu nesta semana, no plenário da Câmara Municipal, na Rua Mato Grosso, 186, centro.
O objetivo da iniciativa foi apresentar as normas impostas pelo eSocial, como multas irregulares, procedimentos, normas técnicas, apresenta fluxograma mensal do eSocial e esclarecer dúvidas, promovendo assim a troca de experiências.
O palestrante é Crhiostiano Libardoni Schossler, servidor da Ágili em Sorriso, e o conteúdo destina-se aos Secretários municipais e suas respectivas equipes administrativas, profissionais de Recursos Humanos, Advogados e demais interessados no assunto.
O que é eSocial?
O eSocial é um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. O documento irá substituir gradativamente a RAIS, a DIRF, o CAGED e a SEFIP e outras obrigações que geram um trabalho hercúleo ao Departamento Pessoal, de RH e de Segurança no Trabalho de qualquer escritório ou empresa.
O eSocial foi instituído em 2014 com o intuito de consolidar os bancos de dados e processos do Ministério do Trabalho e Emprego, da Seguridade Social, da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal. Ele também visa revolucionar a maneira que as empresas repassam as informações relacionadas ao vínculo trabalhista e à vida laboral de seus colaboradores, terceirizados e demais sujeitos em condições análogas.
Por: Ascom