Cuidados e precauções para maior durabilidade dos móveis de Bambu
Numa época onde reina a necessidade de maior integração à natureza e o respeito aos recursos naturais a adequação de hábitos de vida bem como a escolha de materiais que zelem e preze pelo meio ambiente, móveis de Bambu são uma opção durável, sofisticada e Elegante.
Alias é válido relembrar que pelo mundo existem estrutura espetaculares edificadas unicamente com o Bambu.
Naturalmente é necessário alguns cuidados básicos para garantir a durabilidade destes móveis:
1) O mobiliário de bambu que fica em espaços externos precisa ser mantido o mais longe possível da exposição exagerada à água.
2) Para manter o brilho de um móvel de bambu, você deve esfregá-lo com uma flanela pelo menos uma vez ou duas por mês e aplicar um pouco de óleo de linhaça ou produtos especiais destinados especificamente para móveis de bambu. A umidade muito baixa pode causar rachaduras ou quebrar o móvel. Então, para mobiliário de interiores, deve-se aplicar essa pequena quantidade de óleo para evitar que isso aconteça.
3) Como regra geral, a poeira do móvel de bambu deve ser retirada com uma escova ou pano antes da peça ser lavada com água e sabão. Após a sujeira ser removida, você pode lavar (com pouca água e pouco sabão) a mobília, utilizando um pano ou esponja.
4) Para limpar o bambu envernizado, use um pano macio ou esponja com um pouco de água e sabão neutro. Retire todo excesso de água e limpe a peça delicadamente. Escolha um sabonete orgânico ou natural ao invés de detergente, que pode danificar ou descolorir o brilho natural do bambu.
5) Se você o móvel estiver com alguma mancha ou líquido derramado sobre ele, limpe-o imediatamente para reduzir a probabilidade de a mancha se fixar e tornar-se permanente.
6) Evite sentar-se no móvel diretamente depois dele ter sido limpo ou quando ainda estiver húmido. O bambu molhado torna-se macio e flexível, podendo ceder e deformar mais facilmente.
7) Se aparecerem fungos em seu móvel, limpe a área com água e sabão. Use o verso áspero de uma esponja ou uma escova de dente velha para remover os sinais. Seque a área completamente para evitar o crescimento de fungos recorrentes no futuro.
8) Se o bambu rachou devido à exposição ao tempo ou idade, os danos podem ser reparados lixando suavemente a área com uma lixa fina areia. Após isso, é só aplicar uma cera sobre a área para recondicionar a cor e o tom da peça.