Movimento Mulheres Municipalistas destaca resultado das Eleições Federais 2018
O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), parabeniza a todas as mulheres que se candidataram e se elegeram na eleição federal do último domingo, 7 de outubro.
Dos 513 deputados federais eleitos, 77 são mulheres, o que representa 15% do total. Esse crescimento foi muito mais expressivo do que em eleições anteriores. A vitória dessas 77 mulheres significa aumento de 51% na bancada feminina da Câmara dos Deputados. Além disso, as candidatas a deputadas federais Mara Rocha (AC), Flávia Arruda (DF), Rose Modesto (MS) e Rejane Dias (PI) foram as que obtiveram a maior quantidade de votos em suas respectivas unidades federativas, trazendo um significado especial à candidatura de mulheres.
Outro destaque da participação feminina no Congresso ficou para o Distrito Federal. Do total de candidatos eleitos à Câmara Federal, 63% foram mulheres, sendo 5 deputadas de um total de 8 cadeiras. Outras conquistas importantes foram em Roraima, que elegeu a primeira deputada federal indígena da história, e em São Paulo, com a vitória da sua primeira deputada estadual transgênero e negra.
O cenário de eleitas para as Assembleias Legislativas Estaduais também trouxe avanços significativos. O número de deputadas estaduais cresceu 35% em relação às eleições de 2014, passando de 119 para 161 mulheres eleitas. A maior conquista foi no Amapá, que agora terá 33% de sua Assembleia Legislativa composta por mulheres. Logo em seguida aparecem Roraima e Sergipe, ambos com 25%.
Para o Senado, não houve avanço na eleição de mulheres, o que mostra a importância de fortalecer e incentivar mais a candidatura para senadoras. O número de candidatas que concorrem a esse cargo ainda é muito baixo. Em 20 Estados, nenhuma mulher conseguiu ser eleita ao Senado, sendo apenas 7 vitoriosas. Esse número não configura aumento em relação a 2010, ano em que também se renovou apenas 1/3 das cadeiras do Senado.
ELEITA AO CARGO DE DEPUTADA ESTADUAL, POR MT
Janaina Riva (MDB) - 51.546 votos
ELEITA AO CARGO DE DEPUTADA FEDERAL, POR MT
Professora Rosa Neide (PT) - 51.015 votos
EM MATO GROSSO, ELEITA AO CARGO DE SENADORA
Selma Arruda (PSL) - 678.542 votos
VEREADORAS JUARA
Professora Marta Dalpiaz
Ulliane Macarena
VEREADORAS PORTO DOS GAÚCHOS:
Kelly Duarte
Marisane Waldow
VEREADORA DE NOVO HORIZONTE DO NORTE
Maria Aparecida Oliveira Gorges
Leticia Jamariqueli Castilho
VEREADORA DE TABAPORÃ
Laurita José de Souza Silva
VEREADORAS EM ITANHANGÁ
Elza Maria Moura da Silva
Luiza Francisca da Rocha
VEREADORAS CASTANHEIRA
Merciane Dias da Costa
Amaziles Eleto Vilarino
Lurdes Rodrigues Vaz Servino
Simone Schffel Nogueira
VEREADORA EM JURUENA (2017-2020)
Nadir Salete Pedroso
VEREADORA EM COTRIGUAÇU (2017-2020)
Leani Friedrich Richter
VOCÊ SABIA?
* No pleito de 2016, em Mato Grosso, dos 141 municípios, apenas 15 mulheres foram eleitas ao cargo de gestora. Destas, 03 na Região Noroeste do Estado: MABEL DE FÁTIMA (Castanheira), SANDRA CROZETTA (Juruena) e LUCIANE BEZERRA (Juara). E Colniza também houve a eleição de NELCI CAPITANI.