Foi durante a cerimônia de premiação da I Semana das Artes de Juína, realizada no último sábado, 10 de novembro, que o Prefeito de Juína, Altir Peruzzo, sancionou a lei que cria a Escola Municipal de Cultura e Artes que tem por objetivo oferecer cursos de Teatro, Música, Dança, Artesanato, Artes Plásticas dentre outras artes. A escola recebeu o nome de “Maíra Panas” em homenagem a dançarina de Juína que faleceu em um acidente aéreo no ano de 2017.
De acordo com o Prefeito, a implantação da escola é mais um grande passo para a revolução cultural que sua gestão pretende realizar até o fim de seu mandato.
“Iniciamos em 2017 uma grande revolução em nosso município pela Cultura, e agora chegou a hora de dar mais um grande passo. Vamos ofertar cursos nas mais diferentes áreas da arte e oportunizar que nossas crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades para aprender e também expressar seus talentos”, disse o prefeito.
A lei que cria a Escola Municipal de Cultura e Arte “Maíra Panas” foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores. O Vereador Prof. Carlito destacou a importância da mesma.
“Essa escola vai oportunizar o acesso ao ensino e formação artística, valorizar a dignidade humana e a promoção da cidadania. Por estes motivos, todos nós vereadores aprovamos por unanimidade”, disse o parlamentar.
A Escola iniciará seu funcionamento a partir do mês de fevereiro de 2019 e oferecerá cursos regulares, livres, oficinas, workshops, palestras, nas diversas áreas de cultura e da arte. Além disso, a escola vai apoiar, fomentar e subsidiar artistas e grupos, novos e tradicionais.
Outra vertente da escola será em oferecer, promover e realizar estudos, pesquisas, atividades de lazer, apresentações, espetáculos, mostras, festivais, que visem à valorização da cultura e arte do município de Juína e região.
Confira Aqui a lei que criou a escola:
Texto: equipe Cultura