Tesouro Direto - Ativo de Renda Fixa
O
Tesouro Direto, é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).
Os títulos públicos são ativos de renda fixa que se constituem em boa opção de investimento para a sociedade. Possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infraestrutura.
A carteira dos fundos de renda fixa oferecidos pelos bancos é formada basicamente por títulos públicos. Com isso, o banco passa a ser um intermediário entre você e o Tesouro Nacional, facilitando a sua vida na definição dessa carteira, porém cobrando – obviamente – por isso.
As principais vantagens são:
Você pode começar imediatamente a partir de apenas 30 reais;
Excelente opção em termos de rentabilidade;
As taxas de administração são muito baixas;
Você tem a possibilidade de diversificar seus investimentos, obtendo variadas rentabilidades, como pós-fixadas (pela taxa básica da economia), prefixadas e indexadas a índices de preços;
Você pode se garantir realizando poupança de longo prazo ao optar por títulos indexados a índices de preços, e ainda obtém rentabilidade real significativa;
Você pode gerenciar seus investimentos com comodidade, segurança e tranqüilidade;
Você investe com objetivos definidos e levando em conta fatores como: valor a investir, prazo, taxa de juros e riscos;
A liquidez é garantida pelo Tesouro Nacional;
Você tem maior poder de tomada de decisão e controle do seu patrimônio;
Os títulos públicos são considerados de baixíssimo risco pelo mercado financeiro.