Um fenômeno, sim esse é um termo apropriado para se referir ao jejum intermitente. Ele é atualmente uma das tendências de saúde e boa forma mais populares do mundo. Também é uma grande polêmica, pois envolve ciclos alternados de jejum e alimentação, descontruindo o padrão de muitas dietas que recomendam a ingestão de alimentos em curtos períodos para não diminuir a taxa metabólica.
São muitos os estudos e pesquisas que envolvem o jejum intermitente, e os resultados têm sido cada vez mais animadores. Eles evidenciam que a prática pode reduzir o peso corporal, melhorar a saúde metabólica, proteger contra doenças e até ajudá-lo a viver mais.
Abaixo, vamos explicar o que é e quais são os benefícios do jejum intermitente para a saúde e boa forma, além de aprender como fazer essa prática na sua rotina.
Jejum intermitente –
O que é?
O jejum intermitente é um padrão alimentar que recomenda alternar entre períodos de alimentação e jejum. Ele não impõe uma regra sobre quais alimentos você deve comer, mas sim quando você deve comê-los. Existem vários métodos de jejum intermitente, que dividem o dia ou a semana em períodos de alimentação, mais conhecidos com “janela alimentar” e jejum.Você já percebeu que a maioria das pessoas já “jejua” todos os dias, enquanto dorme?
O jejum intermitente pode ser muito simples, basta prolongar esse período por um pouco mais de tempo. Você pode fazer isso pulando café da manhã, comendo sua primeira refeição ao meio-dia e sua última refeição às 8 da noite. Então, você está tecnicamente jejuando por 16 horas todos os dias e restringindo sua alimentação a uma janela de 8 horas.
Esta é a forma mais popular de jejum intermitente, conhecido como o método 16/8.E acredite, muitas pessoas relatam sentir-se melhor e ter mais energia durante um jejum. Ainda que a fome seja um problema no começo, seu corpo começa a se acostumar a não comer por longos períodos de tempo. Outro ponto importante é que nenhum alimento é permitido durante o período de jejum, mas você pode beber água, café, chá e outras bebidas não calóricas. A recomendação é não usar adoçantes artificiais.
Por que jejuar?
Se você analisar bem, os humanos estão jejuando há milhares de anos. Às vezes, isso era feito por necessidade, quando simplesmente não havia comida disponível. Em outros casos, por motivos religiosos, e muitas vezes instintivamente jejuavam quando estavam doentes.
Certamente os nossos corpos estão preparados para lidar com períodos prolongados de jejum e todos os tipos de processos no corpo mudam quando não comemos por um tempo, a fim de permitir que nosso corpo nos sustente durante um período de fome.
O jejum intermitente é praticado por vários motivos, seja pelos benefícios que ele proporciona para a saúde ou pela praticidade, pois quanto menos refeições você precisar planejar, mais simples será a sua rotina. Não ter que se preocupar com a preparação e a limpeza envolvida no processo de cozinhar também economiza tempo.
Benefícios do jejum intermitente
01. Mudança na função das células, genes e hormônios
Quando não nos alimentamos por um tempo, muitas coisas acontecem no nosso corpo. Por exemplo, o início de importantes processos de reparo celular e alteração dos níveis hormonais para tornar a gordura corporal armazenada mais acessível.
Durante o jejum, os níveis de insulina diminuem e o hormônio do crescimento humano aumenta. Além disso, as células iniciam importantes processos de reparo celular e mudam como os genes se expressam. Esses são apenas alguns benefícios do jejum intermitente sofridos pelo corpo. Confira aqui essas e outras mudanças que ocorrem no corpo durante o jejum:
02. Níveis de insulina: Os níveis sanguíneos de insulina caem significativamente. Essa condição facilita a queima de gordura.
03. Hormônio do crescimento humano: Os níveis mais altos desse hormônio facilitam a queima de gordura e o ganho muscular, além de inúmeros outros benefícios. Durante o jejum, os níveis sanguíneos do hormônio do crescimento podem aumentar até 5 vezes.
04. Reparo celular: Processos de reparo celular importantes são induzidos pelo corpo, como a remoção de resíduos das células.
05. Expressão gênica: Vários genes e moléculas relacionadas à longevidade e proteção contra doenças sofrem mudanças benéficas para o corpo. Muitos dos benefícios do jejum intermitente estão relacionados a essas alterações nos hormônios, expressão gênica e função das células.