Temos de recordar os ensinamentos deste 'amigo' de quatro patas que chamamos e Pet e muitos consideram um membro da família: O Cachorro.
O cão representa a lealdade, a habilidade para amar incondicionalmente, estar a serviço. O cachorro representa amizade e ajuda a eliminar a ansiedade. Representação da espontaneidade e da afetividade. Jamais guarda mágoa/raiva, e frequentemente 'salva' seus donos, de ataque físico e alerta sobre perigos espirituais (entidades maléficas).
O cão, ensina-nos também sobre a brevidade da vida, que um dia chegamos e um dia iremos partir. Que viemos do infinito e para o infinito voltaremos, e que quando estivermos aqui manifestados nos esforcemos mais, todos os dias para sermos mais conscientemente humanos.
A lição é para que desenvolvamos o amor incondicional, independente de tudo e que sejamos fiéis à nossa Essência Divina, pois compete a nós diluirmos o nosso Ego. O cão não busca aprovação, ele simplesmente vivencia sua essência e por isto, é tão amado ou desconsiderado. O cão pode ser assemelhado aos ensinamentos do arquétipo Sol.
O cão jamais ataca aqueles que estão consigo na caminhada da existência, da vida. Cão pode recolher-se porém jamais fere aqueles que estão consigo). Esta a disposição para nos ensinarmos a ser mais tolerantes, joviais e menos egoísta.