Escrever sobre coisas positivas diminui estresse e ansiedade, aponta pesquisa
A pesquisa foi publicada no periódico British Journal of Health Psychology, contando com 71 participantes saudáveis, entre os 19 e os 77 anos. Separados em dois grupos aleatórios, a um dos grupos foi pedido que escrevesse sobre as melhores sensações e experiências de suas vidas, por 20 minutos diários. Ao outro grupo, o mesmo cronograma, mas escrevendo sobre temas neutros. Os níveis de estresse, ansiedade e as reclamações por conta da saúde física também foram relatados e monitorados.
O grupo que escreveu sobre coisas positivas teve uma considerável redução no estresse e na ansiedade – não houve, no entanto, confirmação sobre melhoras em sua saúde física. “Uma vantagem em escrever sobre emoções positivas é lidar com a raiz do estresse e da ansiedade”, disse Michael Smith, professor de psicologia na Northumbria University, no Reino Unido, e um dos responsáveis pela pesquisa. “Ao contrário de várias outras estratégias de melhoria do bem-estar mental, essa tarefa não precisa de treino ou terapia. As pessoas podem fazer isso quando e onde for melhor para elas — e é gratuito”.
Se pesquisas anteriores haviam confirmado que escrever sobre emoções ditas negativas fazia bem para a saúde mental e física, e essa nova pesquisa – pioneira na investigação sobre a escrita “positiva” – sugere que escrever sobre coisas boas também faz bem para a saúde mental, a conclusão só poder ser uma: escrever, seja sobre qual tipo de sentimento for, faz bem à saúde.