Penso e Acontece, por Bob Proctor
Alguma vez você já parou para refletir sobre a sua vida e percebeu que estava estagnado, precisando de uma mudança, de um novo propósito e novos objetivos aos quais se dedicar? Isso não é incomum e nem indica que você é inferior às pessoas ao seu redor.
Faz parte de nossa experiência humana nos sentir perdidos vez ou outra, e despertar em nosso interior a necessidade de uma nova realidade, que permita a liberdade de criarmos nossos próprios destinos e alcançarmos conquistas, sonhos, felicidade e plenitude de vida.
Quando esse desejo de transformação nos atinge, podemos escolher diversos cursos de ação. Alguns de nós jogam tudo para o alto, decididos a viver a vida que sempre sonharam, e se mudam de país, de carreira, de relacionamento, do que for necessário. Outros se isolam e só ouvimos falar deles um bom tempo depois, geralmente em extremos, ou muito bem ou muito pior. Muitos, ainda, insistem em se apegar ao passado e lutam por muitos anos até conseguirem despertar para o momento presente e, no outro extremo, estão aqueles que se voltam para dentro de si mesmos, buscando em seus pensamentos e sentimentos a chave para a mudança que precisam.
A relação entre pensamentos e qualidade de vida
Não cabe a ninguém julgar as escolhas do outro, pois cada um de nós tem sua jornada de vida com desafios e lições para aprender. Entretanto, é importante ressaltar o quanto um relacionamento saudável com nós mesmos é determinante sobre a qualidade de vida que levamos. Quando dedicamos tempo para conhecer-nos melhor, especialmente nosso padrão de pensamentos, podemos compreender porque nossas vidas estão seguindo determinado rumo, pois na origem de tudo o que existe em nossas realidades, estão os pensamentos. É neles onde tudo começa, seja bom ou ruim.
A relação entre os pensamentos e a realidade não é novidade. Muitas pessoas já descobriram que possuem em suas mentes o poder para manifestar o sucesso em suas vidas, e graças a essa percepção, novos conceitos estão se tornando mais fortes, como a Lei da Atração. Essa é uma das 12 Leis Universais que diz que atraímos tudo o que existe em nossa realidade, através de nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, e que tudo o que emanamos ao universo, retorna para nossas vidas.
Muitas pessoas aplicam os conceitos da Lei da Atração diariamente em suas vidas e aprendem a treinar seus pensamentos para que sejam correspondentes às realidades que desejam atrair. Entre elas está a americana Cynthia Stafford, uma mulher muito pobre que ganhou na loteria americana seguindo os princípios dessa lei e hoje é uma das maiores filantropas da cidade de Los Angeles.
A ciência também comprovou em diversos estudos o poder do pensamento positivo em nossas vidas, não apenas na atração daquilo que desejamos, mas também no desenvolvimento de novas habilidades que permanecem conosco por toda a vida. Um dos principais nomes desse campo depesquisa é Barbara Fredrickson, pesquisadora de psicologia positiva na Universidade da Carolina do Norte.
Em um artigo publicado no National Institutes of Health, arquivo digital da literatura biomédica e das ciências da vida dos Estados Unidos, Fredrickson testou o impacto das emoções positivas no cérebro, em um pequeno experimento. Durante esse experimento, ela dividiu os participantes em 5 grupos e mostrou a cada grupo diferentes clipes de filmes, que despertavam sentimentos positivos, neutros ou negativos. Depois dessa experiência, pediu aos participantes que se imaginassem em uma situação em que sentimentos semelhantes aos que tinham experimentado surgissem e escrevessem o que fariam. Cada um dos participantes recebeu um pedaço de papel com linhas em branco, que começavam com a frase “Eu gostaria de …”
Os participantes que viram imagens negativas foram o que menos deram respostas. Já aqueles que viram imagens positivas escreveram muitas respostas, ainda mais do que aqueles que experimentaram emoções neutras. Esses resultados mostram que, quando experimentamos emoções positivas, enxergamos mais possibilidades em nossas vidas. As descobertas do estudo de Barbara Fredrickson são algumas das primeiras evidências que sugerem que emoções positivas ampliam seu senso de possibilidades e abrem nossas mentes para mais opções.
O pensamento positivo além da ciência
O tema dos pensamentos enquanto parte fundamental do sucesso de uma pessoa é muito amplo, e os estudos sobre ele vão além do campo das ciências. Napoleon Hill, em 1937, publicou o livro Pense e enriqueça, fruto de um trabalho de anos, encomendado por Andrew Carnegie, um imigrante que se tornou o empresário americano mais bem-sucedido de sua época. O objetivo era apresentar os segredos das maiores mentes da época para a realização.
O livro foi um sucesso, e estima-se que até os dias de hoje tenham sido vendidas mais de 70 milhões de cópias. A Filosofia da Realização de Hill inspira pessoas desde então a buscarem o sucesso em suas vidas, seguindo o pilar de seu trabalho: o pensamento. Muitos já encontraram o sucesso seguindo esses princípios, como Doug Pick, presidente e fundador da Hearos Earplugs e o Chef Bruno Serato, dono de um dos restaurantes mais famosos e premiados do mundo.