O município de Porto dos Gaúchos vem nos últimos anos conquistando respeito e o devido espaço que merece no cenário regional do Vale do Arinos.
Porto dos Gaúchos é administrado pelo prefeito, Moacir Pinheiro Piovesan (MDB), mais conhecido por Baxinho Piovesan, o qual durante o seu mandato tem procurado divulgar o melhor de Porto dos Gaúchos e tem se empenhado para a instalação de empresas, visando o desenvolvimento do município, deste trabalho resultou que pela primeira vez Porto dos Gaúchos já tem a arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), maior do que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), em meados de 2018, resultado do trabalho junto aos empresários e produtores, visando melhorar a infraestrutura do município que já desponta como um dos maiores produtores na região.
Obviamente, deste trabalho visando fortalecer o agro negocio, instalação de empresas, melhoramento da infraestrutura, somente poderia resultar que hoje Porto dos Gaúchos desponta entre os dez melhores município no estado de Mato Grosso em seu crescimento no setor do Agronegócio.
A administração municipal destaca que: "é Maravilhoso ver que nosso município figura entre os 10 municípios do agronegócio com maior crescimento econômico, alcançando assim um lugar de destaque no cenário econômico do país. Um grande salto para o futuro, que com certeza será muito mais promissor. Isso traz para a população um sentimento de que o município está caminhando para o desenvolvimento".
Para se chegar ao fato de que Porto dos Gaúchos é hoje um dos municípios na região com maior potencial ao Agronegócio, o estudo foi realizado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostra um crescimento médio de 9,81% no Produto Interno Bruto dos municípios agrícolas do Brasil. O cálculo se baseia nos dados dos cem maiores PIB’s agropecuários do país no período de 2014 a 2016.
Conforme o Mapa, em valores nominais, esses municípios foram responsáveis por 7,2% de toda a geração de riquezas do Brasil no período analisado. E por 27,5% do Valor Bruto da Produção na agricultura. Em 82 desses municípios, o produto da agropecuária crescem 4,4%. O estudo combinou os dados do PIB Agro com os da Produção Agrícola Municipal referente a 2017.
Os dados mostram que o maior crescimento no PIB Agropecuário no período de 2014 a 2016 entre os cem maiores municípios foi registrado em Guaíra (SP): 51,98%. Depois vem a também paulista Miguelópolis, com expansão de 36,76% na Agropecuária no período.
O ranking dos dez maiores municípios em Mato Grosso que despontaram no desenvolvimento do Agronegócio, conforme o cálculo do Ministério da Agricultura estão os municípios de: Nova Ubiratã (MT): +36,7%; São Félix do Araguaia (MT): +32,26%; Portel (PA): 25,7%; Nova Alvorada do Sul (MS): +25,61%; Porto dos Gaúchos (MT): +23,63%; Sapezal (MT): +22,84%; Rio Brilhante (MS): +22,18% e Vera (MT): +20,86%.
Por: Maurilio Trindade Aun com assessoria