top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Governo do Brasil

Enem é porta de entrada para o ensino superior


Candidatos podem concorrer a vagas em instituições públicas e privadas nacionais e internacionais, além de obter financiamento estudantil.





Apartir de sexta-feira (18), os 4,1 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro do ano passado terão acesso ao resultado final da prova. A nota pode ser usada para conquistar uma vaga no ensino superior ou técnico em instituições nacionais e até internacionais. Saiba como você pode utilizar o seu desempenho para garantir uma dessas oportunidades.


.



1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Quando as notas forem liberadas, os estudantes poderão se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para indicar até dois cursos de graduação em universidades públicas aos quais pretendem concorrer. Os inscritos são classificados para as vagas conforme o desempenho no Exame. Quem não for selecionado em uma das 68 instituições que aderiram ao Enem como forma de seleção pode confirmar o interesse em permanecer na fila de espera.


2. Programa Universidade para Todos (ProUni)

Os estudantes também podem buscar uma vaga em instituições particulares. Com o resultado do Enem, é possível concorrer a bolsas integrais e parciais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) em cursos de graduação ou sequenciais. O programa atende a pessoas que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou que foram bolsistas em instituições particulares.


3. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O programa oferece oportunidade de financiamento do curso superior em instituições particulares, com condições facilitadas. Para quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos, a taxa de juros é zero. Já para os inscritos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, há também condições especiais pelo P-Fies.


Para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos no Exame e não ter zerado a redação. É possível utilizar a nota obtida em edições anteriores do Enem, a partir de 2010.


4. Pronatec

O Enem é também uma alternativa para a matrícula em cursos técnicos. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece turmas gratuitas em todo o País. As inscrições nessa modalidade são feitas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para concorrer, é necessário ter prestado o Enem e não ter zerado a redação.


5. Universidades portuguesas

Além das oportunidades no Brasil, 37 universidades, escolas superiores e institutos politécnicos de Portugal, a partir de um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também adotaram o Enem como forma de acesso. As datas e outras informações sobre o processo de inscrição são divulgadas pelas próprias instituições portuguesas cadastradas.




P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page