5 livros para promover a educação ao ar livre
A educação ao ar livre é ainda um grande desafio para as escolas no Brasil, por isso selecionamos 5 livros que vão te inspirar a levar as crianças para fora da sala de aula, desde a educação infantil até o ensino médio.
A britânica Juliet Robertson, consultora educacional especializada em educação ao ar livre, afirma que a interação e exploração dos espaços abertos trazem oportunidades educativas muito mais efetivas e perduráveis para as crianças e jovens e que todo o currículo pode ser ensinado fora da sala de aula.
O potencial educador dos espaços naturais é enorme, sem contar que é a maneira mais eficaz de estimularmos a apreciação e respeito pela natureza e todos os seres viventes, e de desenvolvermos uma compreensão de como podemos cuidar do nosso meio ambiente.
VERSÃO DOS LIVROS EM PDF, DISPONÍVEL NOS LINKS
1. Alfabetização Ecológica – A educação das crianças para um mundo sustentável – Fritjof Capra e outros
O livro reúne teoria e prática com base no que existe de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação. Fonte de ideias para aqueles interessados no desenvolvimento de novas formas de ensino e na ampliação dos conhecimentos ecológicos das crianças.
2. Desemparedamento da infância – A escola como lugar de encontro com a natureza – organização de Maria Isabel Amando de Barros
O livro apresenta experiências do Brasil e do mundo em escolas que possibilitaram que as crianças aproveitassem mais seus territórios educativos como lugares de aprendizado e de brincar livre.
Esta publicação é dedicada a todos os professores e educadores interessados em promover a cultura da sustentabilidade em suas escolas, potencializando a construção de valores, rumo a uma sociedade sustentável.
– Lea Tiriba
Este livro aponta caminhos para uma educação comprometida com a saúde das crianças e do planeta, buscando concepções e práticas que religuem os seres humanos à natureza e digam não ao consumismo e ao desperdício.
Este livro apresenta uma abrangente síntese de pesquisas e também de histórias de todo o mundo que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem-estar físico, emocional, social e acadêmico.